95% dos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica estão satisfeitos com os resultados - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Imprensa
  4. /
  5. 95% dos pacientes que...

95% dos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica estão satisfeitos com os resultados

Imprensa

De acordo com números da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2013 foram realizadas 80 mil cirurgias, sendo 10% na rede pública; número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos

 

Fazer cirurgia bariátrica laparoscópica reduz o tempo de operação e recuperação.

Fazer cirurgia bariátrica laparoscópica reduz o tempo de operação e recuperação.

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como redução do estômago, vem crescendo expressivamente no Brasil, que é o segundo país com mais cirurgias realizadas, com cerca de 80 mil procedimentos por ano, atrás apenas dos Estados Unidos que realizam cerca de 140 mil cirurgias anualmente. O número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos.

 

Para o Presidente da SBCBM, Dr. Almino Ramos, as técnicas utilizadas atualmente contribuem com um alto índice de satisfação dos pacientes. “Cerca de 95% dos pacientes dizem estar totalmente satisfeitos com o resultado. Para termos um índice nesse patamar, deve ser ressaltado também o papel fundamental do preparo e acompanhamento multidisciplinar no resultado final da cirurgia, que é considerada de baixo risco. Problemas relacionados a reganho do peso podem ocorrer em cerca de 10% a 15% dos casos”, explica.

 

Atualmente são usadas técnicas menos invasivas, via laparoscopia e endoscopia, que possibilitam procedimentos mais seguros e eficientes. Agregado a isso, os equipamentos e materiais utilizados oferecem melhor recuperação.

 

“O número de cirurgias ainda é baixo em comparação com a quantidade de pessoas que têm indicação formal para realizar o procedimento. Nesta situação encontram-se mais de 7 milhões de brasileiros”, comenta Dr. Almino.

 

Quando a cirurgia é indicada
A cirurgia bariátrica é indicada quando o médico e o paciente se convencem que as tentativas colocadas em prática para eliminar peso por meio de tratamento clínico, como exercícios físicos, reeducação alimentar e medicamentos, não surtiram o efeito esperado. A indicação também envolve análise de índice de massa corpórea (IMC) e outros fatores como as doenças que o paciente apresenta e que são relacionadas com a obesidade, as chamadas comorbidades. Obesidade mórbida ocorre com o excesso de peso de 40 a 45 kg ou quando a obesidade está associada a doenças graves como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono.

 

Não existem limitações com relação a idade sendo que em geral se passa a considerar a possibilidade de indicação da operação para pessoas acima de 16 anos. Em idosos, muito mais que a idade, existe uma preocupação com a condição clínica para a cirurgia, principalmente do ponto de vista cardiovascular e pulmonar. O preparo sempre deve ser feito de modo multidisciplinar envolvendo além do cirurgião, endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo.

 

Sobre a SBCBM
A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

 

Possui atualmente cerca de 1260 sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes em todo o país por meio de 14 capítulos (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e 10 delegacias (Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins).

Mais informações para imprensa:
Target Consultoria em Comunicação Empresarial

 

Fone: (11) 3063-0477
Diego Cordeiro – diego@targetsp.com.br
Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br
Karina Klinger – karina@targetsp.com.br

 

Crédito da foto: Arquivo SBCBM

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar