Cirurgia bariátrica aumenta produtividade no trabalho - SBCBM

Noticias

  1. Home
  2. /
  3. Cirurgia Bariátrica, Notícias, Pesquisas
  4. /
  5. Cirurgia bariátrica aumenta produtividade...

Cirurgia bariátrica aumenta produtividade no trabalho

Cirurgia Bariátrica / Notícias / Pesquisas

Você certamente já sabe que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta eficaz para tratar e controlar a obesidade. Entretanto, entre todos os benefícios promovidos pelo procedimento, um deles pode ser inesperado: o ganho de produtividade profissional.

 

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que, em um período de três anos, houve uma diminuição na ausência do trabalho por condições de saúde e também a redução de uma condição conhecida como presenteísmo, quando alguém está presente de corpo do trabalho, mas não produz como poderia por questões de saúde, como a depressão, por exemplo.

 

Foram mais 2019 participantes. Entre os 1265 que estavam empregados e foram incluídos na amostragem de produtividade, a taxa de ausência no trabalho diminuiu 5% no primeiro ano (10% depois da cirurgia contra 15% antes de cirurgia), mas nos anos seguintes não foi muito diferente das taxas pré-cirúrgicas. Já o índice de presenteísmo após o procedimento foi menor nos três anos seguintes, apesar de ter aumento após o primeiro ano.

 

“Neste grande estudo de coorte de adultos submetidos à cirurgia bariátrica, os pacientes mantiveram o status de trabalho e a diminuição de problemas de saúde incapacitantes durante o trabalho”, concluem os pesquisadores. Os fatores por trás desta melhora são a redução dos problemas físico e funcionais, responsáveis pelas ausências profissionais, e dos sintomas depressivos, causas do presenteísmo.

 

Com informações do Bariatric Times

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar