Estratégias nutricionais auxiliam no combate a alopecia do paciente bariátrico - SBCBM

Blog

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Multidisciplinar, Pós-Operatório
  4. /
  5. Estratégias nutricionais auxiliam no...

Estratégias nutricionais auxiliam no combate a alopecia do paciente bariátrico

Imprensa / Multidisciplinar / Pós-Operatório

618-BXA popularmente conhecida queda de cabelo pós-cirurgia de redução de estômago pode ser sanada por meio de ajustes alimentares, suplementação e acompanhamento que evitam problemas de absorção e carência nutricional

Uma dúvida muito frequente no pós-operatório de cirurgia bariátrica é a questão da queda de cabelo, conhecida como alopecia do paciente bariátrico. De acordo com a nutricionista Alessandra Coelho, Vice-presidente da COESAS – Comissão de Especialidades Associadas, da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a queda de cabelo é multifatorial, podendo apresentar diversas causas como endocrinológica, infecciosa, medicamentosa, traumática, seborreica ou nutricional. Esta última é a que tem ligação mais próxima à cirurgia.

O fato é que dietas restritivas podem estar relacionadas com inadequado aporte de vitaminas e minerais, quadro comumente encontrado, por exemplo, em casos de dietas da moda. O estresse também pode ser um fator desencadeador. “Uma pessoa com um quadro de má nutrição apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e minerais, componentes que são fundamentais no crescimento, estrutura e coloração dos cabelos. Nos pacientes bariátricos, sem um adequado acompanhamento multidisciplinar, isso pode acontecer com mais frequência. A alimentação pode atuar de forma positiva ou negativa na saúde dos cabelos”, comenta Alessandra.

Pelas características da parte do intestino desviada serão mais afetadas as absorções de cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, dependendo muito da condição clínica de cada paciente. Todos devem ser orientados antes e depois da cirurgia sobre a necessidade de ajustes alimentares, suplementação e acompanhamento para evitar problemas de absorção e carência nutricional. “Quando existe o trabalho constante da equipe multidisciplinar a chance de problemas diminui bastante. Tudo vai depender de como cada paciente será acompanhado. Por esta razão a cirurgia bariátrica deveria ser realizada somente em centros com preparo e segmento adequados, os chamados Centros de Excelência em Cirurgia Bariátrica”, salienta o Dr. Almino Ramos, Presidente da SBCBM.

“Embora existam poucos estudos que correlacionam efetivamente o efeito da cirurgia bariátrica e alopecia, a cirurgia bariátrica pode favorecer este quadro, uma vez que está diretamente relacionada com prejuízos na absorção de nutrientes importantes para a manutenção da saúde dos cabelos. Neste caso a suplementação efetiva, regular e constante com programas na medida para cada paciente, tem papel fundamental na correção dessas deficiências”, acrescenta Alessandra.

Nutrientes importantes

 Proteína

Importante para crescimento e regeneração de tecidos; 88% do cabelo é formado por proteínas.

Colágeno hidrolisado

Encontra-se na estrutura de tecidos conjuntivos, cartilaginosos e fibrosos como cabelo, unhas, pele, osso, etc; Formado principalmente por aminoácidos glicina e prolina; Síntese tem participação fundamental de vitamina C.

Vitamina C

Importante vitamina hidrossolúvel fundamental para cicatrização por interferir na capacidade de fibroblastos em sintetizar o colágeno; Sua deficiência pode levar a alopecia.

Zinco

Microelemento de fundamental importância para imunidade, função reprodutiva, cicatrização, manutenção da pele, formação e ação de hormônios; Antioxidante; Fator de crescimento e desenvolvimento dos cabelos; Deficiência: cabelos finos, quebradiços sem brilho e avermelhados.

Ferro

Deficiência, mesmo sem a presença de anemia, está fortemente relacionada com a queda de cabelo;

Envolvido com a divisão celular do bulbo.

Biotina

Componente do Complexo B – desenvolvimento do folículo piloso; Deficiência – alopecia difusa e despigmentação dos cabelos.

 Vitamina B12

Quedas de cabelos, engrisalhamento precoce, ressecamento cutâneo e fragilidade das unhas; Responsável pela ativação de da síntese de queratina, formação do caroteno (responsável pelo crescimento, resistência e fortalecimento dos fios de cabelos e unhas).

Selênio

Integridade de cabelos e unhas; Utilizado no tratamento de caspa e seborreia; Antioxidante; Deficiência: perda de cabelos e unhas frágeis, clareamento dos cabelos, miopatia; Excesso: deformação de unhas e cabelos.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar