Releases |

 

25/03/2017  - Diretoria da SBCBM quer ampliar a participação dos Estados no Plano de Ação 2017-2018

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniu, no último sábado (25), em São Paulo, sua nova diretoria e os presidentes dos Capítulos dos Estados eleitos para o biênio 2017-2018. A transversalidade e o fortalecimento da SBCBM nos Estados será prioridade da diretoria, que apresentou suas diretrizes, planos e metas.  Leia Mais 

________________________________________________________________________________________

 

20/03/2017 – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica apoia metas para conter a obesidade e propõe selo de alerta ao consumidor

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bari;atrica e Metabólica (SBCBM) avaliou como positiva a medida do Ministério da Saúde, divulgadas na última terça-feira (14), e que prevê deter o crescimento da  obesidade entre a população adulta, reduzir em 30% o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais e aumentar, em pelo menos 17,8%, o percentual de adultos que consomem frutas e verduras regularmente. Leia Mais: 

________________________________________________________________________________________

 

24/06/2016 – Pesquisa utiliza pedômetro para auxiliar na perda de peso de candidatos à cirurgia bariátrica

De acordo com resultados prévios o uso do aparelho eletrônico que conta os passos aponta que a população obesa dá em média menos de mil passos por dia; participantes do estudo que intensificaram atividades relatam melhorias na qualidade do sono, sensação de fadiga, imagem corporal e qualidade de vida. Leia o release completo.

 


20/03/2016 – Volume de cirurgias bariátricas no Brasil

Veja uma evolução na quantidade de procedimentos feitos no país nos últimos anos. Clique aqui e leia mais.

 


22/01/2015 – SBCBM apresenta nova diretoria para o biênio 2015-2016

Dr. Josemberg Campos assume a presidência da entidade com o desafio de concretizar a normatização da cirurgia metabólica, incentivar a criação de novos centros de excelência no país e implantar um programa de registro nacional de dados em cirurgia bariátrica e metabólica. Leia o release completo aqui.

 


05/11/2014 – Estudo aponta que cirurgia bariátrica reduz em 80% o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em operados

Levantamento do National Institute for Health Research, do Reino Unido, avaliou o efeito da cirurgia bariátrica no desenvolvimento de diabetes tipo 2 em indivíduos operados e numa população de indivíduos obesos. Mais informações.

 


15/09/2014 – II Fórum Metabólico discute novos critérios de indicação da Cirurgia Bariátrica para tratamento do diabete tipo 2

Evento contará com a presença de convidados internacionais e representantes da SBCBM-Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ABESO-Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, SBD-Sociedade Brasileira de Diabetes, CBC-Colégio Brasileiro de Cirurgiões e CBCD-Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Para ler o texto completo, clique aqui.

 


04/09/2014 – Estudo aponta que Cirurgia Bariátrica é opção para evitar risco de Alzheimer

Trabalho realizado com mulheres que passaram pela redução de estômago indica que perder uma boa quantidade de peso na idade adulta normaliza a atividade cerebral em excesso, causada pela obesidade, e pode prevenir o Alzheimer numa idade mais avançada. Leia mais.

 


21/08/2014 – Estratégias nutricionais auxiliam no combate a alopecia do paciente bariátrico

618-BXA popularmente conhecida queda de cabelo pós-cirurgia de redução de estômago pode ser sanada por meio de ajustes alimentares, suplementação e acompanhamento que evitam problemas de absorção e carência nutricional. Clique aqui para ler o texto.

 


 

14/08/2014 – Estudo aponta que sobrepeso e obesidade elevam risco de câncer

De acordo com levantamento, 10 dos 22 tipos mais comuns de câncer tem o desenvolvimento afetado pelo excesso de peso; Presidente da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ressalta que a redução de peso auxilia no combate a diversos tipos de doença, entre elas o câncer. Acesse o release aqui.

 


 

01/08/2014 – Perfil geral do paciente que tende a ganhar peso

Preocupação constante com a volta ao quadro inicial da doença faz parte do modo de viver do operado bariátrico. O fato acontece principalmente quando o paciente não assume hábitos saudáveis recomendados, que foram orientados desde antes da operação, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva, além da prática regular de exercícios físicos. Continue lendo.

 


22/07/2014 – Dez dicas para obesos praticarem exercícios físicos

Deixar o sedentarismo de lado é essencial no combate à obesidade e auxilia na perda de peso pós-cirurgia bariátrica, mas é preciso ter cuidado para chegar ao resultado esperado. Leia o texto completo.

 


 

22/07/2014 – 95% dos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica estão satisfeitos com os resultados

De acordo com números da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em 2013 foram realizadas 80 mil cirurgias, sendo 10% na rede pública; número de procedimentos cresceu 90% nos últimos cinco anos e 300% em dez anos. Acesse o release completo aqui.

 


 

22/07/2014 – Estudos internacionais comprovam eficácia da cirurgia bariátrica no combate ao diabetes tipo 2

Tratamentos convencionais para afastar o diabetes em obesos são menos eficazes quando comparados à cirurgia bariátrica; Doenças associadas à obesidade custam caro para o governo brasileiro, que em 2011 gastou R$ 488 milhões com o tratamento de 26 tipos de comorbidades. Leia o release aqui.

 


 

22/07/2014 – Preparação eficiente é fundamental para a realização de cirurgia bariátrica

SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica alerta sobre a importância do protocolo pré-operatório para a segurança do paciente. Você encontra o release completo aqui.

 


 

22/07/2014 – Acompanhamento Multidisciplinar é fundamental para evitar que paciente volte a engordar após cirurgia bariátrica

Na grande maioria dos casos o aumento de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis recomendados, que foram orientados desde antes da operação, como a adoção de dieta menos calórica e mais nutritiva, além da prática de exercícios físicos regulares. Leia o release aqui.

 


 

18/06/2014 – Manter uma boa saúde bucal contribui com resultados positivos na cirurgia bariátrica

A plena função mastigatória no período pós-operatório é fundamental para a nova capacidade estomacal do paciente. Saiba mais aqui.