Pequenas atitudes para resgatar hábitos saudáveis - SBCBM

Blog

  1. Home
  2. /
  3. COESAS, Multidisciplinar, Notícias, Nutrição, Obesidade
  4. /
  5. Pequenas atitudes para resgatar...

Pequenas atitudes para resgatar hábitos saudáveis

COESAS / Multidisciplinar / Notícias / Nutrição / Obesidade

 

875

Nós já sabemos que a modernização da alimentação é um gatilho para o aumento dos casos das doenças crônicas como obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Portanto, a pergunta é: como resgatar os hábitos saudáveis? Por onde começar?

 

“É importante entender que a primeira atitude deve partir das escolhas para a nossa casa durante a semana, pois assim, é possível cuidar da família, nosso maior bem”, explica Sandra Maria da Silva, nutricionista integrante da Comissão de Especialidades Associadas da SBCBM (COESAS-SBCBM).

 

É preciso começar devagar, mas com mudanças efetivas. Um bom começo é redescobrir aromas e sabores dos temperos naturais. Os insubstituíveis alho e cebola já ajudam a prevenir o colesterol alto e a hipertensão arterial, além disso o alho possui propriedades antitrombóticas, anticancerígenas e antiasmáticas. Entretanto, Ana Adelaide Salgado Leal, nutricionista que também faz parte da COESAS-SBCBM, ressalta que há muitas outras opções disponíveis.

 

“Quem não se delicia com o cheirinho de um bom refogado caseiro? Abuse de ervas frescas e secas como alecrim, sálvia, orégano, manjericão que além de darem um ótimo paladar às preparações são amplamente utilizadas devido à ação anti-inflamatória e antioxidante”, afirma a nutricionista.

 

As duas nutricionistas concordam que a natureza nos oferece o que há de melhor em nutrientes. Então porque trocar as frutas ricas em vitaminas e minerais por sucos artificiais em pó, garrafas e caixinhas? “Um simples limão é um grande desintoxicante do organismo e melhora a imunidade. Opte também pelas frutas frescas ricas em fibras para pequenos lanches de intervalos, assim você se recarregará de energia para as tarefas e diminuirá a fome concentrada no fim do dia”, diz a nutricionista Ana Adelaide.

 

Sandra Maria, por sua vez, destaca que até na hora de comer doces é possível fazer opções mais saudáveis. “Se der aquela vontade de comer um doce, principalmente na TPM, podemos utilizar a banana cozida com cacau e canela ou até mesmo um creme de abacate com cacau, uma excelente fonte de gordura boa e coenzima Q10, a qual auxilia na prevenção do envelhecimento celular”, comenta a nutricionista.

 

Com pequenas e simples atitudes seu corpo irá agradecer revertendo numa saúde mais equilibrada e num organismo com mais harmonia.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar