Principais dúvidas sobre as inscrições para o certificado de área de atuação em cirurgia bariátrica - SBCBM

Blog

  1. Home
  2. /
  3. Institucional, Notícias
  4. /
  5. Principais dúvidas sobre as...

Principais dúvidas sobre as inscrições para o certificado de área de atuação em cirurgia bariátrica

Institucional / Notícias

 

Dr. Almino Ramos, ex-presidente da SBCBM e um dos representantes da entidade na elaboração do edital

 

324-BX

Clique na imagem e leia um editorial escrito pelos presidente e todos os ex-presidentes da SBCBM comentando a conquista desta importante vitória para a Sociedade.

 

Logo após a publicação do edital assinado pela AMB – Associação Médica Brasileira, CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões e CBCD – Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva sobre a abertura das inscrições para o “Concurso de suficiência para obtenção do certificado de área de atuação em cirurgia bariátrica”, que concederá aos cirurgiões bariátricos o certificado de área de atuação, algumas dúvidas surgiram entre os colegas, principalmente no envio de documentos. Vamos aqui sanar as principais.

 

O edital completo, com todas as instruções, formulários necessários para a inscrição, endereços para envio dos documentos e dados bancários para pagamento da taxa inscrição, pode ser acessado aqui no site da SBCBM.

 

Inscrições
Terminam à 0h do dia 15 de outubro e devem ser feitas por meio do preenchimento do “Requerimento de inscrição e ficha cadastral” (anexo I) do edital. A taxa é de R$ 700,00. Para membros da AMB, CBC, CBCD ou SBCBM, quites com as mensalidades, o valor terá um desconto especial e passará a ser de R$ 450,00. As formas de pagamento são por boleto bancário ou transferência entre contas para o CBC ou CBCD. Os sócios podem escolher por qual instituição preferem fazer a inscrição. Preferencialmente deve ser feita segundo qual Colégio tenha título de especialista.

 

Pré-requisitos para inscrição
É imprescindível o candidato ser formado em medicina por pelo menos 10 anos com inscrição junto ao CRM de seu estado e ter: Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo CBC/AMB, Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo CBCD/AMB, e/ou Título de Especialista por ter realizado residência médica reconhecida pelo MEC em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo e/ou Título de Especialista em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo reconhecido pelo CFM. Dentro desse parâmetro, o candidato deve preencher o Formulário de Análise Curricular (anexo II) do edital e separar toda a documentação comprobatória que deverá ser enviada.

 

ARQUIVO PARA DOWNLOAD (DEVERÃO SER ENVIADOS PELO CORREIO) FORMULÁRIO ONLINE (APENAS PARA ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS)
ANEXO I Clique aqui e visite a página na área exclusiva.
ANEXO II

 

Documentos necessários
Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo candidato, ou procurador legal, (anexo I). Cópia autenticada do diploma médico, da inscrição no CRM e do Título de Especialista. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (cópia simples). Formulário de análise curricular (anexo II) juntamente com todos os documentos de comprovação (cópias simples). Os documentos devem ser enviados para o CBC e CBCD por postagem com aviso de recebimento (AR ou Sedex).

 

Para comprovação do número de cirurgias e da participação em serviço de cirurgia bariátrica deve ser anexado declaração simples do Diretor de Serviço, Chefe de Serviço ou Diretor de Hospital comprovando o número de operações realizadas e a participação em cirurgia bariátrica. Não é necessária listagem de pacientes.

 

O candidato receberá a confirmação da inscrição por e-mail, até 20 de outubro. Caso não receba até esta data, deve enviar e-mail ou entrar em contato com o respectivo colégio. A avaliação dos documentos recebidos será feita por uma Comissão Examinadora entre 16 de outubro e 15 de novembro e o resultado final será divulgado até dia 20 de novembro nos sites da AMB, CBC, CBCD e SBCBM.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar