SBCBM apresenta nova diretoria para o biênio 2015-2016 - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Institucional, Notícias
  4. /
  5. SBCBM apresenta nova diretoria...

SBCBM apresenta nova diretoria para o biênio 2015-2016

Imprensa / Institucional / Notícias

Dr. Josemberg Campos assume a presidência da entidade com o desafio de concretizar a normatização da cirurgia metabólica, incentivar a criação de novos centros de excelência no país e implantar um programa de registro nacional de dados em cirurgia bariátrica e metabólica

 

josemberg campos

Dr. Josemberg Campos, durante o XVI Congresso da SBCBM.

A nova diretoria da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica que assumiu para o biênio 2015-2016 colocará em prática o planejamento de ações para combater a obesidade e as comorbidades, que ressaltam a cirurgia bariátrica e metabólica como uma das alternativas mais eficientes no combate à doença. O objetivo principal é trabalhar na normatização da cirurgia metabólica, ampliar a formação de novos centros de excelência no país, além de iniciar o programa de registro nacional de dados em cirurgia bariátrica e metabólica.

 

Na visão do novo presidente da SBCBM, Dr. Josemberg Campos, para alcançar esses objetivos é fundamental um trabalho em conjunto com as sociedades afins, principalmente as de endocrinologia e de cirurgia. “Trabalharemos para promover a ampliação e a qualificação científica dos profissionais de todas as especialidades envolvidas, o que resultará na melhoria da qualidade de vida do nosso paciente”, diz.

 

Além das entidades de classe, Dr. Josemberg pretende ampliar programas juntamente com o Governo Federal. “O setor público realiza uma média de 10% de todas as cirurgias feitas no país. É de extrema importância aumentar esse número por meio de incentivo do governo para a criação de centros especializados em bariátrica, priorizando os pacientes que têm comorbidades e principalmente distúrbio metabólico. A realização de mutirões de cirurgia bariátrica no setor público também seria uma boa opção para amenizar essa grande demanda”, acrescenta o presidente.

 

Escolhido para a presidência da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para os próximos dois anos (2015-2016), o Dr. Josemberg Campos possui uma vasta formação acadêmica e atuação de destaque como pesquisador, professor e cirurgião bariátrico. Autor de livros na especialidade, foi vice-presidente na gestão anterior (2013-2014).

 

Diretoria Nacional SBCBM – 2015 / 2016

Presidente: Josemberg Marins Campos (PE)
Vice-presidente: Claudio Corá Mottin (RS)
Secretário: Marcos Leão Vilas Boas (BA)
Vice-secretário: Antonio Carlos Valezi (PR)
Tesoureiro: Alexandre Amado Elias (SP)
Vice-tesoureiro: Mauricio Emmanuel Gonçalves Vieira (RJ)
Vice-presidente Executivo: Marçal Rossi (SP)

 

Cirurgia Bariátrica no Brasil
A SBCBM segue as diretrizes que foram estabelecidas em reunião conjunta com Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, que gerou a Resolução CFM n° 1766, de 13 de maio de 2005, atualizada posteriormente para resolução CFM n° 1942, de 12 de fevereiro de 2010. Nela estão definidas as indicações para a cirurgia bariátrica, como deve ser montada a equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento de cada paciente, os tipos de cirurgias autorizadas no Brasil, além de outras diretrizes legais.

 

De acordo com as orientações da resolução a cirurgia é liberada apenas para pacientes com IMC igual ou maior que 40 e pode ser realizada em casos de IMC entre 35 e 40, desde que o paciente tenha comorbidades como, por exemplo, o diabetes. O IMC é calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado.

 

A cirurgia bariátrica vem crescendo expressivamente no Brasil, que é o segundo país com mais cirurgias realizadas. Em 2014 foram realizados cerca de 88 mil procedimentos. Do número total de cirurgias feitas no Brasil estima-se que 10% são feitas pelo SUS.

 

Sobre a SBCBM
A SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

 

Possui atualmente cerca de 1400 sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes no país por meio de capítulos ou delegacias.

 

Mais informações para imprensa:
Target Estratégia em Comunicação
Fone: (11) 3063-0477
Diego Cordeiro – diego@targetsp.com.br
Italo Genovesi – italo@targetsp.com.br

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar