10 dicas para não perder o foco durante o tratamento cirúrgico da obesidade - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Pós-Operatório
  4. /
  5. 10 dicas para não...

10 dicas para não perder o foco durante o tratamento cirúrgico da obesidade

Notícias / Pós-Operatório
Manter a determinação é importante para não desviar seu caminho em direção a uma qualidade de vida maior.

Manter a determinação é importante para não desviar seu caminho em direção a uma qualidade de vida maior.

Nem sempre é fácil alcançar nossos objetivos. Na cirurgia bariátrica é a mesma coisa. São muitas distrações, obstáculos e desejos que podem afastar as pessoas do seu propósito final: tratar a obesidade e melhorar sua qualidade de vida. Por isso, o comprometimento e o foco do paciente são cruciais para o sucesso do tratamento cirúrgico da obesidade.

Nós separamos 10 dicas para ajudar os pacientes que desejam sempre se manter engajados, sem desvios de foco, na adoção de um novo estilo de vida por meio da cirurgia bariátrica.

Veja a lista abaixo:

1 – Erros irão acontecer: lembre-se de que você é um ser humano. Você irá cometer enganos e talvez possa precisar de ajuda, mas erros são corrigíveis se você percebê-los e se manter no caminho correto.

2 – Contratempos e pausas no progresso não são fracassos, a não ser que você desista: foque no futuro quando a evolução do tratamento não estiver acontecendo, for lenta ou quando você experimentar um revés. Mantenha-se firme no seu objetivo, converse com sua equipe multidisciplinar, e se preciso, repense sua estratégia. Você achará um caminho!

3 – Relaxe: o nervosismo e a ansiedade não ajudam ninguém, além de distraírem e desencorajarem. Tente respirar profundamente, contando até quatro, enquanto relaxa os músculos abdominais. Solte o ar contando até quatro novamente. Isso irá promover um relaxamento. Outra opção é imaginar seu lugar favorito, como a praia, da maneira mais realista possível.

4 – Se cuide: durma bem e faça exercícios físicos, respeitando sempre sua condição médica e com auxílio de um profissional. Continue a se socializar e minimize o máximo o consumo de cafeína. Dedique um tempo a você mesmo. Isso ajudará a manter a animação para perseguir seus objetivos.

5 – Tenha senso de humor: observe os aspectos curiosos e engraçados do que você está fazendo ou dos erros que cometeu. Use o exemplo de apresentadores de talk show: quando fazem uma piada sem graça é comum que eles façam outra, em seguida, a respeito do erro. Tente adaptar isso a sua realidade!

6 – Tenha um plano concreto e realista de ações: estar motivado é um ótimo começo, mas ela não vai durar se você não aproveitá-la. Divida sua estratégia em pequenos planos com objetivos de curto prazo, assim você poderá perceber melhor seus avanços e sentir menos pressão ou angustia.

7 – Celebre as conquistas ao invés de exaltar as derrotas: é muito provável que você se dedique mais a fazer ou cumprir algo quando elogiam seu esforço e resultado do que quando falam sobre algo que você não fez. Tente essa abordagem nas consigo mesmo, naquelas “conversas internas” sobre como o tratamento está indo.

Ter um amigo confidente o ajudará a externar seus pensamentos e poderá te ajudar a manter uma visão positiva a respeito do tratamento

Ter um amigo confidente o ajudará a externar seus pensamentos e poderá te ajudar a manter uma visão positiva a respeito do tratamento

8 – Recompense objetivos cumpridos: que tal ganhar um banho de espuma, um passeio diferente, um livro novo ou então algo que seja importante para você sempre que uma meta for atingida? Escolha prêmios que não sejam algo que você faria ou ganharia independentemente de cumprir o objetivo ou não: deve ser diferente, significativo e proporcional a importância do objetivo cumprido.

9 – Tenha um confidente: converse sobre suas frustrações, dificuldades e desafios com um amigo, um psicólogo ou alguém de sua confiança. O importante é ser um bom ouvinte e ter disposição para ajudá-lo a encontrar uma solução apropriada para você.

10 – Livre-se do negativismo e pensamentos extremistas: em tempos de mudanças ou frustração é fácil ter idéias que te puxam para baixo. Quando elas surgirem, questione-se e tente encontrar pontos de vista positivos. Tenha uma atitude realista, positiva e mantenha sua perspectiva: será mais fácil lidar com desafios.

Fonte: Obesity Help

Crédito das fotos:  FutUndBeidl via Compfight cc | benjaminasmith via Compfight cc

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar