70% dos pacientes de cirurgias bariátricas são mulheres - SBCBM

NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. 70% dos pacientes de...

70% dos pacientes de cirurgias bariátricas são mulheres

Notícias / Notícias Destaque

Cerca de 70% dos pacientes que realizam cirurgia bariátrica no Brasil são mulheres. A faixa de idade com mais operações é entre 35 e 50 anos. Os números são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Segundo o presidente da entidade, Caetano Marchesini, Isso pode ser explicado inclusive por fatores culturais. “As mulheres tendem a se importar mais com a questão estética e a perda de qualidade de vida relacionadas com o aumento de peso. Nos homens, a obesidade é mais “tolerada”, individualmente e pela sociedade como um todo”, avalia. “Além disso, pessoas do sexo feminino costumam ir com mais frequência às consultas médicas preventivas, detectando precocemente a obesidade e recendo informações sobre as possibilidades de tratamento. Já os homens tendem a procurar o tratamento quando o quadro é mais grave e já está instalado há mais tempo”, compara.

Quais as principais indicações da cirurgia bariátrica? – A obesidade é avaliada pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). As pessoas com IMC igual ou maior que 30 kg/m² são consideradas obesas. A gravidade da obesidade aumenta proporcionalmente à elevação do IMC:
– Entre 30 e 34,9 kg/m²: Obesidade leve
– Entre 35 e 39,9 kg/m² : Obesidade grave / severa
– Igual ou maior que 40 kg/m² : Obesidade mórbida
A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes com IMC ≥ 40 kg/m² – independentemente de comorbidades associadas, ou nos pacientes com IMC ≥ 30 kg/m² com doenças associadas, e que não tiveram resultado satisfatório com outros tipos de tratamentos não cirúrgicos nos últimos anos.

São doenças associadas ao quadro de obesidade a hipertensão arterial, diabetes, esteatose hepática, aumento do colesterol, problemas articulares e ortopédicos, entre outras.

O pós-operatório também deve ser avaliado por equipe multidisciplinar para evitar quadro de anemia ou outras deficiências nutricionais. “O paciente deverá aprender a comer pouco e bem, várias vezes ao dia, e optar por alimentos pouco calóricos e com alto teor vitamínico, abandonando hábitos nocivos”, sintetiza Marchesini.

Mulheres podem engravidar
 – Assim como nos homens o excesso de peso, a obesidade também prejudica a fertilidade feminina e pode comprometer a gestação. Porém, já é notório que a cirurgia bariátrica permite que as mulheres operadas possam realizar o sonho da gravidez com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável. Além disso, o tratamento cirúrgico da obesidade diminui as chances da futura mãe ter diabetes gestacional, eclampsia, parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo.

Estudos mostram que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.


A cirurgia bariátrica é um tratamento que traz mudanças na vida da mulher eliminando peso por meio de tratamento clínico, aliado à prática de exercícios físicos, reeducação alimentar”, afirma Marchesini.

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar