1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Institucional, Notícias
  4. /
  5. 70% dos pacientes de...

70% dos pacientes de cirurgias bariátricas são mulheres

Imprensa / Institucional / Notícias

A maioria dos pacientes das cirurgias bariátricas é do sexo feminino – cerca de 70%. A faixa de idade com mais operações é entre 35 e 50 anos. Os números são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Segundo o presidente da entidade, Josemberg Campos, a primeira recomendação para o tratamento da obesidade deve ser com mudança de estilo de vida, reeducação alimentar, adoção de hábitos saudáveis e exercícios físicos regulares. O passo seguinte é a associação de medicamentos que auxiliem na perda de peso.

“Quando o médico e o paciente se convencem de que se esgotou a tentativa de tratar a obesidade exclusivamente pela mudança do estilo de vida, a alternativa mais eficaz é a cirurgia bariátrica e metabólica”, diz Campos.

A indicação da cirurgia envolve análise de índice de massa corpórea (IMC) e outros fatores como as doenças que o paciente apresenta e que são relacionadas com a obesidade, as chamadas comorbidades.

Caminhadas e corridas são boas formas de exercício físico.

Caminhadas e corridas são boas formas de exercício físico.

Operação

O pré-operatório depende de cada caso e visa a diminuir o risco para a cirurgia. Consiste em exames como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais para avaliação da reserva metabólica pancreática de células beta, importante para determinar a expectativa de melhora do diabete no pós-operatório. O paciente também deve passar por consulta com cirurgião, cardiologista, psiquiatra, psicólogo e nutricionista.

O pós-operatório também deve ser avaliado por equipe multidisciplinar para evitar quadro de anemia ou outras deficiências nutricionais. “O paciente deverá aprender a comer pouco e bem, várias vezes ao dia, e optar por alimentos pouco calóricos e com alto teor vitamínico, abandonando hábitos nocivos”, sintetiza Campos.

Fonte: Comércio do Jahu

Autor: Matheus Orlando

Foto: Sangudo (via Flickr / CC BY-NC 2.0)

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas