7º Simpósio de Cirurgia Bariátrica reúne 90 cirurgiões do Paraná

Capitulos / Imprensa / Noticia-parana / Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – Capítulo Paraná, promoveu no dia 19 de outubro, em Curitiba, o 7o Simpósio Paranaense de Cirurgia Bariátrica que reuniu cerca de 90 cirurgiões de todo o estado. Um dos precursores da cirurgia bariátrica no Brasil, o cirurgião João Batista Marchesini, também esteve presente no Simpósio. “A atualização deve fazer parte da rotina dos cirurgiões e este evento me impressionou pelo nível dos debates. Avançamos muito”, disse João Batista.

“Este evento mostra a força do nosso estado e o crescimento da cirurgia bariátrica. Tivemos o maior público entre as sete edições já realizadas, o que reforça a importância de promover Simpósios para reunir, debater e promover a troca de experiências sobre os temas mais atuais da nossa especialidade”, declarou o ex-presidente da SBCBM e diretor científico, Caetano Marchesini.

Entre os temas abordados a cirurgia metabólica, cirurgia bariátrica e doença do refluxo, recidiva da obesidade, cirurgias revisionais, tratamento de complicações, novas técnicas, cirurgia robótica, vídeos e outros.

De acordo com o presidente do Capítulo do Paraná da SBCBM, Renato Glasmeyer, o evento contou com a participação de cirurgiões de quase todas as cidades do Paraná. “Trouxemos convidados nacionais de renome e os debates foram de alto nível científico”, ressaltou.

 

O diretor médico da SBCBM, Antônio Carlos Valezi, lembrou que o Simpósio do Paraná é uma atividade que já tem se tornado fixa no calendário anual do capítulo e também da SBCBM. “Escolhemos temas do cotidiano da cirurgia bariátrica com intuito de enriquecer a prática médica e proporcionar o que tem de melhor para os nossos pacientes. Estes Simpósios são importantes porque aumentam o conhecimento, solidificam as amizades e fortalecem o espírito societário”, ressaltou Valezi.

Para José Alfredo Sadowski esta edição foi marcada pela grande participação do público. “O Paraná é um estado que tem tradição em cirurgia bariátrica e o interior está cada vez mais forte. Tivemos um evento acima da expectativa e com discussões de alta qualidade”, mencionou.

 

CONVIDADOS – O cirurgião de São Paulo, dr. Alexandre Elias, agradeceu a comissão organizadora pela realização do Simpósio. “Foi um evento perfeito para a troca de experiência, especialmente no que diz respeito as novas perspectivas e tecnologias. Pudemos debater até aonde chegamos e como será o futuro da cirurgia bariátrica com o uso das novas tecnologias minimamente invasivas e abordagens cirúrgicas diferenciadas”, declarou.

Também de São Paulo, o  cirurgião Dênis Pajecki destacou o formato do Simpósio que, em apenas um dia, reuniu cirurgiões para debater os assuntos mais relevantes. “Um publico seleto, mas formado por cirurgiões experientes e por jovens cirurgiões, o que permite a atualização e a troca de experiências”, mencionou.

Já o cirurgião Felipe Koleski, de Santa Catarina, chamou atenção para discussões que envolvem a conduta médica em caso de complicações. “Foi um evento excelente, com a organização do Paraná e que promoveu discussões que fazem parte da rotina do cirurgião, entre elas, as complicações e como deve ser a conduta nestes casos”, reforçou Koleski,

Comissão – Integraram a comissão organizadora do Simpósio os cirurgiões, Caetano Marchesini, diretor científico da SBCBM; Antônio Carlos Valezi, diretor médico da SBCBM; Tomas Tanaka, Daoud Nasser e José Alfredo Sadowski.