Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. A importância dos exercícios...

A importância dos exercícios pós-operatórios foi tema do 8o BARILIVE

Imprensa / Notícias

8o barilive 1 menorA Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu nesta terça-feira (22), via Facebook, a oitava edição do Barilive – transmissão ao vivo e interativa com o tema Exercícios Pós-Operatórios.

Nesta semana o tema do debate foi proposto pelo Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM, formado por educadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que atuam com pacientes obesos e bariátricos.

Dúvidas frequentes dos pacientes que já passaram pela cirurgia bariátrica ou pretendem realizar o procedimento foram respondidas pela educadora física de Curitiba, Cristina Aquino, e pela fisioterapeuta de São Paulo, Juliana Franzotti, ambas integrantes do Conselho de Especialidades Associadas (COESAS) da SBCBM. Já o moderador do debate foi o cirurgião bariátrico de São José do Rio Preto, Gustavo Quadros.

Ele explicou que a obesidade é uma doença crônica, incurável e progressiva.

“A cirurgia bariátrica é a primeira etapa de um tratamento muito maior e que tem os exercícios físicos como um dos alicerces para melhoria da saúde e manutenção dos resultados obtidos com a cirurgia”, explicou Gustavo Quadros.

Segundo ele, a atividade física, associada a bons hábitos alimentares e mudança de estilo de vida, são para os pacientes bariátricos o mesmo que a restrição de sódio e açúcar são para os pacientes com diabetes e hipertensão. “É uma necessidade”, completou Gustavo Quadros.

FISIOTERAPIA X TREINAMENTO FÍSICO – A diferença entre o trabalho do fisioterapeuta e do educador físico e quando termina a atuação de um profissional e começa a atuação do outro foram questionamentos recorrentes do público.

“Pudemos explicar que o fisioterapeuta realiza no pós-operatório exercícios para prevenção de trombose e faz o reestabelecimento das funções respiratórias e osteomusculares para que o paciente possa começar a desenvolver uma prática esportiva após a cirurgia”, detalhou Juliana Franzotti.

Ela enfatizou que o trabalho do fisioterapeuta termina quando o paciente é encaminhado, já como aluno, para que o educador físico possa iniciar os treinamentos, isso acontece geralmente 30 dias após a cirurgia bariátrica.

Já a educadora física, Cristina Aquino, reforçou a importância do treinamento de longo prazo para pacientes bariátricos em diferentes situações, sejam eles acima de 60 anos8o barilive, homens ou mulheres. Cristina também explicou a diferença entre atividade física, que é qualquer movimento com gasto calórico, e exercício físico, que está dentro da atividade, mas acontece de forma sistemática e precisa respeitar regras como, entre elas a sobrecarga.

“A perda de peso acentuada promove também uma perda acentuada de massa muscular, que é benéfica fisiologicamente e metabolicamente. Então, o exercício físico após a cirurgia é fundamental para o paciente, especialmente, para evitar a perda de músculo”, relatou Cristiana.

TEMAS ABORDADOS – Entre os temas abordados estão quando se deve iniciar um programa de exercícios físicos, quais os exercícios mais adequados no pós-operatório, abdominais, período de atuação do fisioterapeuta no pós-operatório, principais indicações do paciente permanecer realizando exercícios de fisioterapia no pós-operatório, contribuição dos exercícios respiratórios (treinamento muscular inspiratório) para a prática de atividades físicas e esportivas e outros.

Para rever o Barilive basta acessar a página no Facebook da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica pelo lonk https://www.facebook.com/sbcbm/

PRÓXIMA TRANSMISSÃO –  O tema da próxima semana, que acontece no dia 29 de agosto, será com o tema as “Principais Técnicas Cirúrgicas e as suas indicações”.