Blog

  1. Home
  2. /
  3. COESAS, Notícias
  4. /
  5. Acompanhamento global da cirurgia...

Acompanhamento global da cirurgia bariátrica: o papel do médico endocrinologista

COESAS / Notícias

A decisão de fazer a cirurgia bariátrica é um momento muito importante na vida de uma pessoa. Enfrentar as mudanças físicas e emocionais pelas quais o corpo passará nos meses e anos seguintes à realização da cirurgia não é tarefa fácil.

 

O papel do médico endocrinologista é contribuir para o equilíbrio do organismo na busca da manutenção da saúde.

 

Antes da cirurgia é importante avaliar se o paciente está preparado para o procedimento. O endocrinologista  verifica a indicação da cirurgia e trata os problemas de saúde decorrentes do ganho de peso, como diabetes, colesterol, triglicérides altos e apnéia do sono.

 

É importante que a dosagem hormonal seja feita desde o começo para identificar alterações que possam estar contribuindo para o ganho de peso. Doenças da tireóide, da glândula suprarrenal ou da hipófise devem ser pesquisadas.

 

Endocrinologista ajuda o paciente a equilibrar seu organismo.

Endocrinologista ajuda o paciente a equilibrar seu organismo.

Após a cirurgia o endocrinologista também é o médico parceiro do paciente. Sua avaliação, juntamente com a equipe multidisciplinar, permite identificar precocemente algum sinal de deficiência de vitaminas. Prevenir e tratar a perda óssea após a cirurgia bariátrica é um bom exemplo do papel do endocrinologista. Em muitos casos, como a pessoa perde muito peso, o esqueleto apresenta uma perda de massa óssea, que precisa ser avaliada com cuidado para garantir o tratamento adequado em caso de osteoporose.

 

Ajustar a dose dos medicamentos e muitas vezes orientar o paciente sobre quais medicamentos não precisarão ser mais usados é outra das responsabilidades do endocrinologista. A maior parte dos pacientes diabéticos, por exemplo, poderá ficar sem tomar algumas medicações após uma avaliação dos exames de sangue no pós-operatório.  Nesses casos, a realização de exames de sangue e a consulta cuidadosa são essenciais para ajustar as doses ou mesmo suspender os remédios em uso.

 

Para finalizar, as mudanças do metabolismo devem ser vistas de perto: controle do peso, dosagem de vitaminas, acompanhamento hormonal e de exames como glicose e colesterol. A busca da saúde e do bem-estar são os maiores objetivos do acompanhamento.

 

COESAS – Comissão de Especialidades Associadas da SBCBM

Foto: Creative Commons CC0

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar