1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Almino Ramos assume a...

Almino Ramos assume a presidência da IFSO em Dubai

Notícias / Notícias Destaque

O cirurgião bariátrico de São Paulo, Almino Ramos, que também é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) assumiu nesta sexta-feira (29), em Dubai, Emirados Árabes, a presidência da Federação Internacional para a Cirurgia de Obesidade e Transtornos Metabólicos (IFSO).

A posse do cirurgião aconteceu durante o 23º Congresso Mundial de Cirurgia Bariátrica e Metabólica , realizado pela IFSO – federação que atualmente conta com mais de 9500 membros provenientes de mais de 70 países.

Segundo Almino Ramos, a cirurgia bariátrica está em diferentes estágios nestes países, no entanto, a obesidade representa um problema comum a todos, contribuindo para diminuição da qualidade e do tempo de vida das pessoas. “A cirurgia bariátrica e metabólica é o único tratamento eficaz contra a obesidade severa. Ainda assim, menos de 1% das pessoas com indicação formal para a cirurgia são operadas no mundo. Temos um trabalho educacional muito importante pela frente, sobre os riscos da obesidade e as oportunidades de tratamento em cada situação”, disse Almino Ramos.

O presidente eleito da IFSO adiantou ainda, que outra meta é melhorar a oferta do serviço, colaborar para o aprimoramento e treinamento adequado dos cirurgiões e defender o crescimento de centros de excelência em cirurgia bariátrica, com equipes multidisciplinares bem preparadas para melhor atender os pacientes.

“Neste cenário certamente a SBCBM tem um lugar especial, já que é uma das Sociedades mais atuantes e a segunda maior do mundo. Espero sinceramente poder contribuir com a união de tantos profissionais, extremamente preparados e dispostos a atuar na principal atividade da IFSO, o combate à obesidade”, finalizou Almino.

Segundo o médico, entre os pontos altos da discussão do Congresso Mundial da IFSO 2018 estão a cirurgia bariátrica como meio de melhora de doenças como hipertensão, diabetes, apneia do sono, triglicérides altos, problemas ortopédicos, entre outras, e o uso de técnicas cada vez menos invasivas, como laparoscopia e endoscopia.

Almino Ramos, que ficará à frente da IFSO até a realização do congresso mundial em 2019, é especializado em cirurgia digestiva com área de atuação em cirurgia bariátrica, mestrado e doutorado em cirurgia.formado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem mestrado em Cirurgia. Ele foi presidente da SBCBM em 2013 e 2014.