notícias

  1. Home
  2. /
  3. Noticia-Brasilia, Notícias
  4. /
  5. AMB realiza processo para...
Noticia-Brasilia / Notícias

AMB realiza processo para certificar novos cirurgiões bariátricos

AMB realiza processo para certificar novos cirurgiões bariátricos

Foi realizada, no ultimo sábado (11), em Brasília, Recife e São Paulo a primeira prova do Brasil para área de atuação em Cirurgia Bariátrica. Ao todo, participaram da seletiva 154 médicos especialistas ou residentes em cirurgia geral ou do aparelho digestivo de diversas regiões do país.

O processo de certificação foi feito pela Associação Médica Brasileira (AMB), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

O processo de certificação está dividido em duas etapas: a primeira com a prova teórica (peso 6), com 60 questões para verificar os conhecimentos do profissional na área; e a segunda, com a análise do currículo profissional (peso 4).

Pré-requisitos

Entre os pré-requisitos fundamentais para participar do processo está a exigência de inscrição definitiva no Conselho Regional de Medicina (CRM) do estado em que atua e ter título de especialista em cirurgia geral (CBC) ou do aparelho digestivo (CBCD) expedido pela AMB, ou, ainda, certificado de Residência Médica em Cirurgia Geral ou do Aparelho Digestivo expedido pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas exigências são necessárias para garantir a qualificação dos médicos interessados em obter a certificação de cirurgião bariátrico. O profissional precisa ter conhecimento prático do segmento para poder oferecer a assistência necessária aos pacientes que buscam melhoria das condições de saúde e de vida”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Dr. Caetano Marchesini.

Além dessas exigências, é necessário se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações: ter concluído o programa de Residência Médica em Cirurgia Bariátrica reconhecido pelo CNRM/MEC; ter concluído treinamento ou estágio na área de Cirurgia Bariátrica com características semelhantes às da Residência Médica em instituições reconhecidas pelo CBD/CBCD; ou, ainda, apresentar a declaração de atividades profissionais na área de Cirurgia Bariátrica pelo período mínimo de quatro anos.