ARTIGO: Resistência cerebral à insulina e comportamento alimentar - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Artigos, Imprensa, Notícias
  4. /
  5. ARTIGO: Resistência cerebral à...

ARTIGO: Resistência cerebral à insulina e comportamento alimentar

Artigos / Imprensa / Notícias

resistencia a insulinaObesidade, diabetes e resistência à insulina (definida como a diminuição da função da insulina nos tecidos alvo) costumam estar associados a alterações no comportamento alimentar, no humor e até mesmo na cognição. Indivíduos com alterações cognitivas relacionadas à senilidade ou sofrendo de Doença de Alzheimer (DA) apresentam sinais de resistência cerebral à insulina como o aumento da fosforilação do substrato serina-1 do receptor da insulina e diminuição da concentração de insulina do líquor. Além disso, ratos knockout para o receptor de insulina ativam a enzima glicogeno-sintetase-quinase-3 beta, o que resulta em fosforilação da proteína tau, uma assinatura bioquímica da DA. Estes achados têm estimulado a pesquisa pelas alterações comportamentais, emocionais, motivacionais e cognitivas associadas à resistência cerebral à insulina na obesidade.

A relação entre função cerebral e insulina é recente, pois acreditava-se que, em se tratando de um grande polipeptídeo, a insulina não atravessasse a barreira hematoencefálica. Além disso, o cérebro é capaz de utilizar a glicose através de processos independentes da insulina. Mas existem receptores de insulina distribuídos por diversas regiões do cérebro, um órgão que possivelmente é capaz de produzir este hormônio. Estas regiões compreendem o hipotálamo, o córtex pré-frontal, o estriado ventral e o hipocampo. A resistência cerebral à insulina não produz apenas alterações de comportamentos alimentares e déficits cognitivos, mas também pode acarretar problemas no metabolismo periférico da glicose, predispondo à diabetes mellitus tipo II.

Estados de resistência cerebral à insulina na obesidade parecem estar relacionados à inflamação sistêmica deflagrada pelas citocinas liberadas pelos adipócitos e explicam muitos dos comportamentos alimentares disfuncionais observados em indivíduos obesos, como os binges, a compulsão alimentar noturna e o grazing, os quais podem ser revertidos com a cirurgia bariátrica. De fato, estudos de neuroimagem funcional na obesidade mostram que obesos mórbidos apresentam alterações da resposta de regiões cerebrais a pistas alimentares, tais como aumento da atividade de circuitos relacionados ao processamento da recompensa alimentar (como o estriado ventral e o córtex órbitofrontal [COF]) e diminuição do controle cognitivo, uma variável processada pelo córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL). Além disso, muitos estudos mostram que estes processos podem ser revertidos pela cirurgia bariátrica.

A resistência cerebral à insulina provocada pela inflamação sistêmica induzida pela obesidade atua de diferentes formas, na dependência da região afetada. O córtex frontal tem diferentes papeis na regulação do comportamento alimentar. Maior atividade do CPFDL está associada ao sucesso em cumprir dietas, pois dali parte um controle top-down de estruturas como o COF, o córtex do cíngulo e o estriado ventral, respectivamente associados à codificação do valor hedônico do alimento, a motivação para comer e a recompensa associada à comida. Portanto, todas estas estruturas, que operam em conjunto em processos de tomada de decisão, têm seu funcionamento avariado pela resistência à insulina. Assim, ao afetar o CPFDL, a resposta inadequada à insulina compromete o metabolismo local de seus neurônios, desinibindo estruturas como o COF, o cíngulo e o estriado ventral, cujas reações a pistas alimentares se exacerbam. Além disso, a insulina costuma afetar diretamente os neurônios dopaminérgicos, diminuindo suas ações sobre as recompensas alimentares, um processo revertido pela resistência à insulina.

Outras estruturas influenciadas pela insulina são o giro fusiforme e o hipocampo. O primeiro tem o papel de processar o reconhecimento visual e o segundo, a memória. Embora tradicionalmente estudado como uma área de reconhecimento visual de faces, o giro fusiforme também participa do monitoramento e atenção a alimentos calóricos, uma atividade normalmente atenuada pela insulina (e exacerbada pela resistência à insulina). Em relação à memória, a insulina parece contribuir para a formação de memórias declarativas no hipocampo, através de um papel de favorecimento à plasticidade sináptica e de suporte aos neurônios, um mecanismo possivelmente afetado pela resistência local à insulina e envolvido no prejuízo cognitivo secundário à obesidade mórbida.

Diversos estudos têm evidenciado os mecanismos neurofisiológicos subjacentes às alterações comportamentais, emocionais e cognitivas da obesidade. Eles incluem a inflamação sistêmica, a disbiose e, mais recentemente, a resistência cerebral à insulina que, através dos prejuízos que causa ao funcionamento de diversas regiões do cérebro relacionadas à regulação das emoções, da memória, do pensamento, da motivação e da impulsividade, acaba por perpetuar as atitudes que normalmente concorrem para piorar a obesidade.

Hélio Tonelli é médico psiquiatra e integrante do Núcleo de Saúde Mental da Comissão de Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Referências Bibliográficas

  1. Kullmann S, Heni M, Hallschmid M, Fritsche A, Preissl H, Häring HU. Brain Insulin Resistance at the Crossroads of Metabolic and Cognitive Disorders in Humans. Physiol Rev. 2016 Oct;96(4):1169-209.
  2. Carnell S, Gibson C, Benson L, Ochner CN, Geliebter A. Neuroimaging and obesity: current knowledge and future directions. Obes Rev. 2012 Jan;13(1):43-56.
  3. Kleinridders A, Cai W, Cappellucci L, Ghazarian A, Collins WR, Vienberg SG, Pothos EN, Kahn CR. Insulin resistance in brain alters dopamine turnover and causes behavioral disorders. Proc Natl Acad Sci U S A. 2015 Mar 17;112(11):3463-8.
  4. Tonelli H, Sartori FM, Marchesini JCD, Marchesini JB, Tonelli DG. Effects of bariatric surgery on the central nervous system and eating behavior in humans: a systematic review on the neuroimaging studies. J. Bras. Psiquiatr.  2013  Dec;  62(4): 297-305.

 

 

 

 

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar