BandNews FM destaca a posição da ANS de não incorporar a cirurgia metabólica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Videoteca
  4. /
  5. BandNews FM destaca a...

BandNews FM destaca a posição da ANS de não incorporar a cirurgia metabólica

Videoteca

A Rádio BandNews FM divulgou ontem (18 de fevereiro) a notícia que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está mantendo a recomendação de não incorporar a cirurgia metabólica no rol de procedimentos obrigatórios para cobertura pelos planos de saúde.

Em novembro, a ANS abriu uma Consulta Pública para ouvir a sociedade civil sobre os pareceres técnicos de atualização do rol. A cirurgia metabólica foi o procedimento cirúrgico que mais recebeu contribuições. Das 1552 contribuições, 99% eram favoráveis a incorporação, de acordo com levantamento feito com os dados disponibilizados pela ANS.

Apenas 18 contribuições concordaram com a decisão preliminar da ANS em não incorporar o procedimento ao rol. Destas, 14 contribuições foram feitas por planos de saúde.

O parecer emitido no dia 10 de fevereiro, no entanto, não é definitivo, e precisa ser votado pelos diretores da ANS, o que deverá ocorrer na próxima semana.

Lembrando que o custo de cada procedimento é de apenas 10 centavos por paciente para os planos de saúde e segundo cálculos da própria ANS custaria 18 centavos. A cirurgia metabólica é recomendada para pacientes com Diabetes Tipo 2 – que não conseguem o controle da doença com medicamentos. As consequências do Diabetes para estes pacientes podem se agravar, chegando inclusive a ocasionar problemas mais graves como cegueira, necessidade de hemodiálise e amputação de membros.

Nesta entrevista, a SBCBM fala sobre a importância do procedimento ter a cobertura dos planos de saúde, apelando a ANS por uma decisão favorável a vida das pessoas com diabetes no Brasil.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar