1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Barilive aborda reabilitação postural...
Notícias / Notícias Destaque

Barilive aborda reabilitação postural no pós-operatório

Barilive aborda reabilitação postural no pós-operatório

O Barilive – transmissão ao vivo coordenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e que vai ao ar pela página da SBCBM no Facebook, abordou o tema reabilitação postural no pós-operatório.

O tema foi proposto pelo Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM e que é formado por profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares de cirurgiões bariátricos em todo o Brasil, nas áreas de fisioterapia, educação física, enfermagem e fonoaudiologia.

Para este Barilive – mediado pelo cirurgião Bariátrico de São Paulo, Tiago Szego – foram  convidadas as fisioterapeutas Fernanda Pereira Gamba, do Paraná e Vanusa Maria Oliveira Barboza de São Paulo.

Entre os temas abordados no programa, acompanhado por mais de 3 mil internautas, quando começar a reabilitação postural no pós-operatório, a melhor técnica para reabilitação postural, a influência da reabilitação na consciência corporal, postura e perda de peso, entre outros.

A fisioterapeuta Fernanda Gamba explicou que a reabilitação já pode ter início uma semana após a cirurgia.

“O paciente já está apto a começar a reabilitação devido a rápida perda de peso no pós-operatório. No entanto, a conscientização começa no pré-operatório”, explica Fernanda.

Fernanda é graduada em Fisioterapia pela Universidade  Estadual do Oeste do Paraná, mestranda em Biociências e Saúde pela  Universidade  Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e membro da equipe multidisciplinar de cirurgia bariátrica – Gastroclínica Cascavel. É especialista  em Terapia Manual e, pós-graduada em Treinamento Funcional e Instrutora de Pilates.

Já a fisioterapeuta Vanusa Maria Oliveira Barboza falou sobre os reflexos da cirurgia no paciente e a importância da readaptação do organismo ao novo corpo/peso.

“O paciente que faz a cirurgia passa pela mudança do centro de gravidade e, consequentemente, do seu centro de equilíbrio. O fisioterapeuta atua na readaptação deste paciente para que ele tenha um eixo mais equilibrado, cuidando das suas articulações”, enfatizou Vanusa.

Vanusa é fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Reeducação Postural Global e Educação Postural Integrada. Também é especialista em Reeducação Funcional do Assoalho Pélvico, especialista em terapias da corporalidade, pós-graduanda em acupuntura e eletroacupuntura.

O cirurgião, Tiago Szego, reforçou a importância do trabalho integrado entre a equipe multidisciplinar, paciente e cirurgião para o sucesso dos resultados.

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas