NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Barilive destaca a importância...

Barilive destaca a importância da mastigação após a cirurgia bariátrica

Notícias / Notícias Destaque

Na primeira edição do Barilive de maio, o cirurgião bariátrico Luiz Vicente Berti foi o mediador da discussão sobre “a importância da mastigação após a cirurgia bariátrica” que contou com a participação do cirurgião dentista Ricardo Ventre e da nutricionista e fonoaudióloga Cinthia Godoy na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Durante a conversa, os especialistas discutiram sobre a musculatura da boca, exercícios, problemas ósseos, próteses e outros cuidados relacionados à mastigação.

A fonoaudióloga Cinthia Godoy destacou a função de sua especialidade, aliada a outros cuidados no pós-operatório, para a saúde e bem-estar do paciente. “Ele precisa de um treinamento para ter uma adaptação tranquila. O fonoaudiólogo é o profissional que detecta alterações anatômicas e funcionais da cavidade oral para que possa orientar o paciente a procurar tratamentos especializados”, explica.

Entre os tratamentos que o fonoaudiólogo pode indicar aos pacientes bariátricos estão cuidados bucais. Além disso, o profissional também é responsável pelo treinamento da mastigação, fator muito importante para pacientes que fizeram a cirurgia e necessitam reaprender a mastigar os alimentos.

O cirurgião dentista Ricardo Valente destacou que o acompanhamento com um odontologista durante toda a vida é sempre indicado e fundamental para evitar doenças periodontais como a gengivite e periodontite, seja para pacientes bariátricos ou não. Essas doenças podem significar perdas dentárias e causar deficiência ou insuficiência de mastigação no pós-operatório. “Se ele não estiver com a saúde bucal em ordem, não vai conseguir mastigar os alimentos corretamente, principalmente os mais específicos como carne vermelha e fibras”, afirmou. “

Próteses dentárias

A discussão sobre pacientes com próteses dentárias, parciais ou totais, foi um dos temas levantados durante a transmissão. A ausência de dentes é causa certa de uma mastigação insuficiente e que requer um acompanhamento especial de fonoaudiólogos e de dentistas antes e depois da cirurgia bariátrica.

Durante a discussão, Valente levantou dados sobre uma pesquisa que aponta que entre 25 e 30% da população brasileira não possui dentes. “Esse paciente não consegue mastigar. A alimentação é voltada para alimentos moles. Normalmente, esses alimentos têm alto poder engordativo”, explica. “Com a prótese total, o paciente perde até 60% da capacidade mastigatória dele”, completa o dentista.

“O paciente que tem prótese total, sem dúvidas, precisa fazer terapia fonoaudiológica e reabilitação. São pacientes que tem um tipo de mastigação completamente adaptada. Não é que o paciente mastigar errado, mas precisa fazer um treinamento de uma mastigação específica para se adaptar a cirurgia”, explica a fonoaudióloga Cinthia Godoy. Ela também frisa que quando o treinamento ocorre na fase pré-operatória, a adaptação após a cirurgia é mais tranquila.

Próxima edição

O Barilive é uma iniciativa da SBCBM e ocorre semanalmente às terças-feiras, a partir das 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Na próxima semana, o tema em discussão será “Depressão e Compulsão”.

Nossos parceiros

Parceiro Platinum

Parceiro Ouro

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB

Sites Parceiros

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar