1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Barilive discute o pré-operatório...

Barilive discute o pré-operatório do ponto de vista da Nutrição e Educação Física

Notícias / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniu o cirurgião bariátrico Marcos Leão, a educadora física Regiane Marconi e a nutricionista Tarsila Ferraz para discutir “A importância da mudança de hábitos alimentares e atividade física no pré-operatório” no Barilive, transmissão ao vivo e interativa pelo Facebook, na noite desta terça-feira (26).

Segundo o cirurgião da Bahia e presidente-eleito da SBCBM, Marcos Leão, as pessoas se preocupam muito com a carência de vitaminas no pós-operatório, mas é comum que pessoas com obesidade apresentem deficiências nutricionais ao chegar no consultório.

A correção dessas deficiências nutricionais são tratadas antes e após a cirurgia bariátrica. “O obeso baseia sua alimentação em alimentos que a gente considera ‘caloria vazia’ que não necessariamente vai nutrir. E a própria obesidade que causa mudança de flora intestinal e a quantidade de gordura que influencia na questão das vitaminas, principalmente as lipossolúveis”, explica Tarsila.

No debate, os especialistas destacaram as mudanças de hábitos que são necessárias antes da cirurgia e o processo para que o paciente entenda o objetivo da cirurgia e pratique a reeducação alimentar e atividades físicas.

“O pré-operatório é o momento em que vamos ensaiar onde ele irá pisar no pós-cirúrgico. A ideia é, dependendo do tempo que você vai ter no pré-cirúrgico, identificar dentro da alimentação do paciente coisas pontuais que podem fazer a diferença após a cirurgia, como o controle de líquidos açucarados, bebidas gasosas… A gente consegue pontuar algumas adaptações que vão fazer a diferença”, comenta Tarsila Ferraz, mestre em fisiologia endócrina pela USP, vice-coordenadora do departamento de nutrição da sociedade brasileira de diabetes e nutricionista do centro de obesidade do hospital Oswaldo Cruz.

As especialistas acreditam que as mudanças alimentares e a prática de atividades físicas são necessárias antes da cirurgia bariátrica, mas que devem ser feitas aos poucos.

“Da mesma forma que a alimentação, o exercício precisa ser introduzido gradativamente. O paciente que é inativo não vai fazer, de uma hora para a outra, exercícios de alta intensidade. A orientação de como, onde e quanto fazer e mudança de hábitos do dia a dia é importante e vou auxiliá-lo para que ele consiga dar continuidade nisso”, conta a educadora física Regiane Marconi, mestre e doutora em ciências cirúrgicas que atua no Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

A educadora física indica pequenas caminhadas, de cinco minutos, três vezes ao dia e pequenas atividades em casa, que podem ser introduzidas ao longo do dia. Quando existe condição financeira, uma academia e um personal trainer também ajudam, de acordo com a especialista. “Quando eu coloco uma atividade física em uma intensidade muito elevada, eu estou reproduzindo nesse paciente a incapacidade dele”, frisa Regiane.

Adolescentes

Marcos Leão perguntou para as especialistas qual a orientação no pré-operatório indicada para adolescentes “que estão substituindo cada vez mais as atividades físicas por telas de computador e smartphones”.

A orientação das profissionais foi no sentido de indicar tecnologias que possam gerar prazer no adolescente em se cuidar, comer corretamente e praticar atividades físicas.

Na próxima semana

O próximo Barilive acontece na terça-feira (3) com o tema “Cirurgia Bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar