Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Barilive esclarece a Cirurgia...

Barilive esclarece a Cirurgia metabólica para tratamento da Diabetes tipo 2

Notícias / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promoveu, na noite desta terça-feira (05), o último Barilive de 2018. O tema debatido pelos cirurgiões convidados foi a Cirurgia Metabólica no tratamento de Diabetes Tipo 2.

Em novembro deste ano, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou o parecer que reconhece a cirurgia metabólica como opção para o tratamento da doença.

O 24o Barilive teve como mediador o cirurgião bariátrico e ex-presidente da SBCBM, Luiz Vicente Berti e como convidados o atual presidente da SBCBM, cirurgião de Curitiba, Caetano Marchesini e o também ex-presidente da SBCBM, cirurgião de São Paulo, Ricardo Vitor Cohen.

Na abertura do Barilive, Luiz Vicente Berti, apresentou resultados de um recente estudo, realizado com pacientes que fizeram a cirurgia há mais de cinco anos, mostrando que 80% conseguiram a remissão do diabetes tipo 2 após o procedimento.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a aprovação da cirurgia metabólica pelo CFM ocorreu com base em critérios que incluem a aplicabilidade clínica do procedimento, comprovação científica, segurança e eficácia do procedimento.

“Ter diabetes tipo 2 apenas não basta para receber a indicação da cirurgia metabólica. Os requisitos incluem o acompanhamento de um endocrinologista, tratamento convencional e medicamentoso, avaliação do tempo de doença e a resposta ao tratamento convencional”, ressaltou Marchesini.

Segundo Marchesini, conforme o parecer do CFM, para a realização do procedimento também são necessários: idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos, ter menos de dez anos de diabetes e que o paciente não responda ao tratamento clínico com medicamentos e mudança de estilo de vida.

Histórico – O cirurgião Ricardo Cohen contou que, desde 2012 a SBCBM trabalha pela regulamentação da cirurgia metabólica para o tratamento de Diabetes

“A cirurgia com objetivo primário de tratamento do diabetes – e não apenas para a perda de peso – teve suas pesquisas iniciadas em nosso pais em 2005. Após isso, foram se somando estudos que mostraram que a cirurgia pode ser uma opção efetiva de tratamento do diabetes quando o melhor tratamento clinico não atinge seus objetivos”, mencionou Cohen.

A SBCBM integra Câmaras Técnicas do CFM para apresentar e debater evidências científicas sobre os benefícios da cirurgia metabólica.

“A regulamentação no Brasil é um grande avanço e a normatização veio atrás da demanda dos pacientes que necessitam o tratamento no Brasil”, reforçou Luiz Vicente Berti.

Nesta edição do Barilive os cirurgiões também explicaram as diferenças entre os tipos de diabetes, técnicas cirúrgicas utilizadas, contraindicações, encaminhamento do procedimento, a importância do acompanhamento multidisciplinar, entre outros.

Para acessar o vídeo completo do Barilive, basta acessar a página da SBCBM no Facebook.

DIABETES NO BRASIL –  No Brasil, 14,3 milhões de pessoas convive com o Diabetes, o que representa 9% da população. O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Os dados são da última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril de 2017 pelo Ministério da Saúde.

BARILIVE – O Barilive – criado em 2017 pela diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica – é uma transmissão ao vivo e interativa sobre temas relacionados ao tratamento da obesidade mórbida. Todas as pessoas podem participar enviando dúvidas e perguntas. A transmissão acontece todas as terças-feiras, às 20h, pela página da SBCBM no Facebook.

Em 2018, o primeiro Barilive do ano acontecerá após o feriado de Carnaval.