Câmara dos Deputados debate cirurgia bariátrica e metabólica nesta terça-feira (08)

Imprensa / Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

A Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (8), às 16 horas, uma audiência pública para debater a cirurgia bariátrica e metabólica – indicada para pacientes com  Diabetes Tipo 2 – no Brasil. A reunião extraordinária ocorre na semana do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro. Toda a audiência será transmitida ao vivo pelo link  https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1246

Entre os objetivos da audiência pública está ampliar a cobertura das cirurgias bariátrica e metabólica pelo SUS no Brasil, possibilitar a viabilização econômica do acesso laparoscópico e incluir a cirurgia metabólica no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Marcos Leão Vilas Bôas, apresentará os dados mais recentes referentes ao tratamento cirúrgico da obesidade, sobre população elegível no Brasil e aumento das doenças associadas.

Participam da audiência – proposta pelo deputado federal Antônio Brito (PSD – BA) -representantes do Ministério da Saúde, o ex-presidente da SBCBM e coordenador do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Oswaldo Cruz, Dr. Ricardo Cohen, o gerente de Assistência à Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Téofilo José Machado Rodrigues, e o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro.

DADOS – A última pesquisa Vigitel – divulgada pelo Ministério da Saúde – apontou que 41,6 milhões de pessoas, ou 19,8% da população brasileira, está acima do peso. Destes, um terço, ou 13,6 milhões, possuem IMC acima de 35 e são elegíveis ao tratamento cirúrgico da obesidade.

No entanto, o número total de cirurgias realizadas no ano passado, cerca de 60 mil cirurgias, representa 0,47% da população obesa elegível à cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil.

 

SERVIÇO:

Audiência Pública: Cirurgia Bariátrica e Metabólica no Brasil

Data : 08/10 (terça-feira)

Horário : 16h

Local: Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados