1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Associados, Notícias Destaque
  4. /
  5. Campanha da SBCBM arrecada...

Campanha da SBCBM arrecada mais de 35 toneladas de alimentos em todo o país

Notícias / Notícias Associados / Notícias Destaque

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lançou no final de abril a campanha “+ Saúde, + Solidariedade” com o objetivo de arrecadar alimentos para as populações mais fragilizadas com o isolamento social e o desemprego causados pela pandemia do Coronavírus. A ideia engajou pacientes, cirurgiões e equipes e o total arrecadado ultrapassa 35 toneladas de alimentos que foram destinados a diversas instituições e comunidades carentes em todo o país.

A ação foi descentralizada por entender e atender as particularidades de cada região do Brasil. As arrecadações aconteceram em 62 pontos de coleta oficiais divulgados no site da SBCBM. Cada ponto destinou suas doações para uma instituição.

Segundo o presidente da SBCBM e idealizador da campanha, Dr. Marcos Leão Vilas Bôas, a iniciativa surgiu da reflexão sobre aqueles que passaram a comer menos não porque fizeram a cirurgia mas por falta de opção. “Quando ouvia os governantes mandando pessoas ficarem isoladas em casa, pensei naqueles que não teriam como tirar seu sustento e alimentar seus filhos. Isso tudo mexeu muito comigo, e vi que poderíamos criar uma rede de solidariedade entre os cirurgiões bariátricos e seus pacientes”, conta.

“Fiquei extremamente orgulhoso com a mobilização de muitos deles que abraçaram essa causa. Apesar de entender que essas ações são apenas paliativas e minúsculas diante do cenário de sofrimento generalizado, tenho certeza que muitas famílias puderam sentir um sopro de esperança, e tenho certeza que quem doou ou se mobilizou para arrecadar é hoje uma pessoa muito mais ‘humana’ e realizada”, conclui Marcos Leão.

FORTALEZA (CE) – Foram arrecadados mais de 2,5 toneladas de alimentos. A ação, coordenada pelo presidente do Capítulo do Ceará Dr. Felipe Vento, distribuiu as doações para duas entidades que fazem trabalho voluntário com idosos carentes e pessoas em situação de rua.

“Em nome de todos os cirurgiões bariátricos do Ceará, gostaria de agradecer a oportunidade. Tenho certeza que conseguimos ajudar muitas pessoas por meio dessas instituições. Todos que se engajaram na campanha, principalmente os pacientes, estão de parabéns”, diz Vento.

SÃO LUÍS (MA) – As equipes engajadas conseguiram arrecadar mais de 3 toneladas de alimentos. As doações beneficiaram duas instituições. Uma que atua no acolhimento de famílias de pacientes pediátricos com câncer que saem do interior para fazer tratamento na capital e outra que oferece alimentos e apoio psicológico a pessoas em situação de rua. Por conta da pandemia, as duas instituições encontram dificuldades para captação de doações.

“Graças a iniciativa da SBCBM e ao apoio que tivemos dos nossos pacientes e colaboradores pudemos vivenciar uma experiência fantástica. Além de ajudar as pessoas e por em prática a cidadania tivemos a oportunidade de conhecer novas realidades e se aproximar de pessoas maravilhosas que com toda a sua simplicidade realmente acreditam que podemos transformar nosso mundo num lugar melhor”, conta o cirurgião bariátrico membro do Capítulo Maranhão, Giuliano Campelo.

CASCAVEL (PR) – A iniciativa comandada por Tomaz Tanaka arrecadou cerca de 4 toneladas de alimentos utilizando principalmente as redes sociais para engajar doadores.

“Parabenizo a SBCBM por essa iniciativa muito importante nessa situação grave de pandemia, onde as diferenças sociais ficam ainda mais evidentes. Ficamos muito felizes e gratificados com o resultado final da arrecadação. Essa pandemia, será o divisor de águas para a humanidade no sentido de que as pessoas passem a refletir sobre os verdadeiros valores da vida, incluído nesse rol a família, o trabalho, os amigos e a espiritualidade que é o embasamentos desse nosso viver”, comenta Tanaka.

MACEIÓ (AL) – A campanha conseguiu arrecadar cerca de 4,5 toneladas de alimentos que foram distribuídos para cinco entidades que atuam com pessoas carentes, desde crianças com microcefalia a pessoas em situação de rua, idosos e adolescentes em situação precária.

“A receptividade e engajamento dos pacientes foi excelente. As instituições foram escolhidas através da assistente social da minha equipe. São entidades sérias e bem reconhecidas pela sociedade alagoana. Motivado pela SBCBM, conseguimos ajudar muita gente. Isso demonstra que somos uma sociedade médica ativa e com interesse também em ajuda social”, conta o cirurgião bariátrico Bruno Mota.

ARACAJU (SE) – A solidariedade das equipes e pacientes levantou mais de 3,8 toneladas de alimentos destinados para áreas carentes da cidade, para Cruz Vermelha e outras instituições.

“Foi uma experiência pessoal muito importante. Já faço um trabalho voluntário de doação de alimentos, mas dessa vez eu tive oportunidade de oferecer para eles muito mais. O Dr. Marcos Leão foi muito feliz com essa ideia e serve de exemplo. Quando a gente divulga esse trabalho, estimulamos que outras pessoas façam também. Isso humaniza nossas relações com os pacientes e estimula que pessoas se mobilizem ao trabalho voluntário”, comenta o cirurgião Raul Andrade.

“Vários grupos se integraram e o projeto tem andado muito bem. Em apenas um projeto, contabilizamos aproximadamente cinco toneladas. A gente não deixou acumular para distribuir então é difícil quantificar. O mais importante é que o projeto está andando e não vai parar. O mais importante é manter isso aceso para que possamos tentar mudar a realidade da fome em nosso país”, afirma o cirurgião Fábio Almeida também de Aracaju.

BRASÍLIA (DF) – A ação foi coordenada pelo presidente do Capítulo Luiz Fernando Córdova que envolveu equipes e pacientes do Distrito Federal e arrecadou mais de 3,3 toneladas em cestas básicas, além de cobertores e itens de higiene e limpeza. A campanha contou também com apoio de grupos beneficentes ligadas ao Senado Federal e ao Sindicato do Legislativo que ajudaram na logística de distribuição das doações em comunidades carentes de cidades satélites.

“Queria parabenizar a todos que se envolveram, a todos os grupos, colegas cirurgiões bariátricos e equipes e, claro, aos pacientes que se envolveram. Isso está fazendo muita diferença. Queria agradecer muito a Liga do Bem do Senado Federal que nos proporcionaram essa logística de distribuição. É um privilégio ter a oportunidade de fazer essa ação solidária”, diz Córdova.

MACAPÁ (AP) – As 2,5 toneladas de alimentos arrecadados em Macapá foram destinadas para ribeirinhos, cidades em que há alagamentos e outras comunidades carentes através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros.

“Nossa experiência foi fantástica. Nossa equipe e nossos pacientes abraçaram de forma maravilhosa a campanha. A entrega [dos alimentos] é algo marcante. Dá vontade de continuar a campanha ou outra atividade que exercite a sensibilidade humana em doar o que pode ajudar outra vida. Foi um pontapé para que a gente abra os olhos para fazermos campanhas continuadas”, comenta o cirurgião Vinícius Reis.

SÃO PAULO (SP) – A equipe do cirurgião Thiago Szego contou principalmente com apoio dos pacientes. As doações foram destinadas para uma igreja que atua com trabalho voluntário na comunidade de Paraisópolis.

“Nesse momento de crise muitas pessoas querem ajudar e não sabem para quem e como fazer essa doação. Os alimentos foram distribuídos para diversas famílias da comunidade. Foi algo muito interessante e satisfatório, fiquei muito feliz de ter participado dessa campanha da Sociedade”, conta Szego.

Confira a lista de entidades beneficiadas:
Alagoas: CEAMI, Instituto Quintal Cultural, Casa de Ranquines, Associação das Famílias de Crianças com Microcefalia do Estado de Alagoas
Amazonas: Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC)
Amapá: CEDEC- Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Amapá
Bahia: Doutores da Alma
Ceará: Casa da Caridade, Casa do Caminho
Distrito Federal: Lar dos Velhinhos de Taguatinga, Comunidade da Estrutural
Espiríto Santo: Maria Vamos Juntas
Goiás: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, Comunidade Terra do Sol
Maranhão: Fraternidade O Caminho São Luís
Minas Gerais: Hospital São Sebastião, Defesa Civil de Minas Gerais, Hospital São Francisco de Assis, Prefeitura Municipal de Ponte Nova, Sara Nossa Terra, FREIG – Fraternidade Irmão Glacus, Associação Crescer
Mato Grosso do Sul: Lar Santa Rita
Pará: Associação Pão de Santo Antônio
Paraíba: Lar de Idosos do Amém, Hospital Universitário – UFPB, Casa da Paz Irmã Nazaré
Pernambuco: Transforma Caruaru, Quarentena Solidária, Clínica RCDB
Paraná: Guarda Mirim de Ponta Grossa, NAFA – Núcleo Assitencial Francisco de Assis, HONPAR – Hospital do Norte Paranaense, Lar das Vovozinhas, FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba
Rio de Janeiro: Lar Francisco de Assis
Roraima: Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Roraima
Rio Grande do Sul: Prefeitura Municipal de Montenegro, MOP Solidariedade, Rotary Porto Alegre, Banco de Alimentos de Porto Alegre, Rede Banco de Alimentos do Estado do Rio Grande do Sul, Lar de Idosos Benvenuto
Santa Catarina: Abrigo Bom Pastor, Instituto Padre Vilson Groh
Sergipe: Cruz Vermelha de Sergipe, Núcleo Irmã Brígida, Comunidades carentes na Zona de Expansão de Aracaju, pessoas em situação de rua
São Paulo: Amigos do Bem, Fundo Municipal de Solidariedade, Casa Maria Maia, Comunidade Católica São Pedro Pio, Associação São Luiz, AMIS, IBMORUMBI, Lar Betel Piracicaba, Assistência Vicentina Imaculada Conceição Lar Bussocaba, Exército da Salvação, AFAGO-SP, ONG Banco de Alimentos
Tocantins: Ações Sociais da Catedral Metropolitana de Palmas

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar