1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Certificação Latino Americana...

Certificação Latino Americana ganha força no Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica

Imprensa / Notícias / Notícias Destaque

A busca por qualidade em cirurgia bariátrica e metabólica foi um dos temas abordados durante o XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em São Paulo.

Neste ano, o Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC em que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) atuou diretamente como desenvolvedora passou a ser replicado por entidades latinoamericanas vinculadas à International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).

O objetivo é o compartilhamento de informações e melhora dos padrões da cirurgia nestes países.

O objetivo da Certificação e Acreditação é elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.

O processo de Certificação e Acreditação da SBCBM é realizado pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da SBCBM, que é responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais. No Brasil, hospitais localizados na Bahia, Paraíba, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, entre outros já passaram pelo programa de Acreditação.

“Passar pela Acreditação atesta que seus processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilização dos processos, melhorando a qualidade dos cuidados e construindo um elo importante de confiança com os pacientes e a comunidade”, reforça o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

Novas certificações – Durante o Congresso foram entregues 25 novas certificações de cirurgiões. O Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC e SBCBM recebeu um estande exclusivo para que profissionais pudessem tirar dúvidas sobre todos os processos necessários para obter a qualificação.

Segundo Silvia Azeituno, representante comercial da World Medical Accretitation (WMA), braço operacional da SBCBM nos processos, a certificação e acreditação tem como objetivo padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico. “É uma forma de aumentar a segurança para os pacientes, ao mesmo tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade”, completa.

Segundo o presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também irá influenciar positivamente na escolha do paciente e na evolução da medicina que busca em todo o mundo a melhora da performance e resultados com o menor custo.

“Podemos mostrar mais uma vez que a cirurgia bariátrica e metabólica não só traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida daqueles pacientes, mas também, principalmente, que o procedimento diminui os custos do sistema de saúde [público e suplementar]”, explica Berti.

Felipe Koleski, o primeiro cirurgião certificado do Brasil também disse que a certificação proporciona mais segurança ao paciente e ao especialista. “Nos mostramos para nosso paciente que estamos fazendo o melhor em técnicas de Cirurgia Bariátrica. A  certificação avalia toda a cadeia do processo, desde o pré ao pós operatório e mostra ao paciente que oferecemos o melhor para ele com toda a garantia do melhor resultado possível”, afirmou.

Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

Para iniciar o processo de certificação é necessário acessar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica ou da WMA, preencher o formulário e enviar a documentação necessária, conforme o passo a passo solicitado nas plataformas.

 

Confira a lista das novas certificações

IQ      NOME

IQIII   Alcides José Branco Filho

IQII    Bruno Mota

IQII    Carlos Madalosso

IQI          Claudio Almada

IQI           CONCEICAO PINHEIRO

IQIII   Eduardo Curvello Tolentino

IQII    Francisco Gomes Rodrigues

IQIII   Guilherme Bassols

IQII    Hercio Cunha

IQI            Hospitais Associados de Pernambuco

IQI            Hospital BDW Ltda

IQII    HOSPITAL E MATER. CELSO PIERRO

IQI     Isabel Yoko Takasaka

IQI           Jaime Ribeiro

IQI            José Nowicki Mustafá

IQIII   Josemberg Marins Campos

IQII    Luiz Fernando Cordova

IQII    Marco Aurélio Espir da Fonseca

IQI            Marcos Campos Wanderley Reis

IQI            Michel Victor Castilho

IQI         Neusa Aparecida Siqueira Cavalheiro Mustafá

IQI           Rafael Pires Resende

IQI           Reginaldo Clécio da silva

IQIII   Solange dos Anjos Martins Cravo Fruet Bettini

IQIII   Victor Ramos Mussa Dib

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar