Blog

  1. Home
  2. /
  3. Multidisciplinar, Notícias, Nutrição
  4. /
  5. Churrascos podem ser mais...

Churrascos podem ser mais saudáveis

Multidisciplinar / Notícias / Nutrição

559Os churrascos são ótimas formas de reunir a família e os amigos para se divertir. Além disso, comer os alimentos grelhados é uma ótima forma de cozinhar de forma saudável e, por estar em casa, permite que você faça as escolhas de acordo com sua vontade.

 

No entanto, existem diversos fatores que podem fazer com que seu churrasco saia dos trilhos saudáveis e acabe em uma “festa de calorias”: cachorros quentes, pão, saladas de batatas e petiscos como salgadinhos são algumas das coisas que podem comprometer um churrasco saudável.

 

Além destas bombas calóricas, há outros tipos de comida que merecem atenção. O primeiro item é o tempero ou molho que está sendo usado. Alguns destes contêm bastante açúcar, como o molho barbecue e o ketchup. Milho na espiga também deve ser observado. Mesmo sendo um vegetal, tem muito açúcar e quando temperado com manteiga e sal pode ficar com mais de 250 calorias.

 

Então, fica a pergunta: como aproveitar estas situações deliciosas de forma saudável?

 

Rachel Girardi, mestre em psicologia e colaboradora do ObesityHelp, separou algumas dicas para ajudar quem deseja curtir uma reunião de amigos e familiares sem comprometer a saúde.

 

A principal recomendação de Rachel é comportamental. Tente não fazer do churrasco uma única longa refeição, com pestiscos intercalados com a comida seguidos da sobremesa. Faça uma refeição com começo e fim bem definidos. Outra atitude positiva é limitar os petiscos e retirar a comida da mesa após acabar a refeição para evitar tentações.

 

Veja outras quatro dicas para ter um churrasco mais saudável:

 

– Troque o pão por folhas de alface para montar sanduíches. Dê preferência para a alface romana. Isso evitará a ingestão de muitas calorias!
– Coloque a carne por cima da salada verde. É uma ótima forma de ingerir vegetais e proteínas de uma vez e você demorará mais para comer, reduzindo as chances de ingestão de comidas mais calóricas.
– Ao invés de temperar a salada verde na hora com molhos – feitos com ingredientes saudáveis, como azeite, vinagre e limão – faça o inverso: jogue o tempero na salada bem antes de comer. Isso ajudará a usar menos molho e a reduzir as calorias.
– Coma sua cota de carboidratos de fontes não-refinadas. Saladas de feijão e vegetais grelhados são boas opções. Use azeite, sal e outros temperos como alho, e grelhe no mesmo local da carne. Cebolas, aspargos e berinjela são boas opções.
– Evite molhos cremosos. Prefira sala, ervas finas e outros temperos.

 

Fonte: ObestiyHelp