CIRURGIA BARIÁTRICA E FISIOTERAPIA CONTRIBUEM PARA REDUÇÃO DAS DORES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. CIRURGIA BARIÁTRICA E FISIOTERAPIA...

CIRURGIA BARIÁTRICA E FISIOTERAPIA CONTRIBUEM PARA REDUÇÃO DAS DORES MÚSCULO-ESQUELÉTICAS

Imprensa / Notícias
FISIO
A cirurgia bariátrica vem contribuindo e muito para diminuição das dores músculo-esqueléticas, mas acredita-se que o tempo do excesso de peso mantido pelo paciente pode desencadear lesões que alteram a biomecânica das articulações e músculos.
 
No entanto, ao contrário do que se pensa, a redução do peso não se resolverá por si só, pois existem distúrbios músculo-esqueléticos que no pós-operatório deverão ser analisados com o atendimento específico de um profissional fisioterapeuta, que trabalhará em objetivos específicos na reabilitação deste paciente no pós-operatório.
 
A perda de peso rápido gera desequilíbrio músculo-esquelético, promovendo alterações na mecânica do sistema muscular e postural tanto nas articulações, fáscias e músculos. Estas por sua vez, devem ter uma atenção primária com o fisioterapeuta visando objetivos como, por exemplo, a  promoção da estabilidade articular e muscular a fim de desenvolver um corpo com uma noção sustentável ao movimento para que só desta maneira possamos encaminhar ao profissional de educação física para objetivos de ganho de massa e resistência muscular.

Por estes motivos  devemos nos preocupar com o bem estar músculo-esquelético do paciente, com o objetivo de garantir ao estabilidade muscular , equilíbrio das cinturas escapulares e pélvicas atribuídas a uma boa marcha e movimento funcional completo.

 
Artigo assinado pelas FISIOTERAPEUTAS e integrantes do Núcleo de Saúde Física e Reabilitação da SBCBM
CAROLINA BOEIRA VARGAS e JULIANA FRAZOTTI. 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar