Cirurgia bariátrica e metabólica Sleeve x Bypass - qual a melhor cirurgia primária? - SBCBM

notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cirurgia bariátrica e metabólica...

Cirurgia bariátrica e metabólica Sleeve x Bypass – qual a melhor cirurgia primária?

Notícias
“O primeiro dia do Congresso Internacional de Búzios teve uma atividade intensa e produtiva”, informou Dr. Claudio Jamel, presidente do Capítulo RJ da SBCBM.
Além do Simpósio sobre “Cirurgia Bariátrica e Metabólica – Sleeve x Bypass”, foi realizada uma mesa sobre Endoscopia Bariátrica, reunindo profissionais da SOBED e da SBCBM.
Dr. Haris Kwaja, presidente do International Bariatric Club (IBC), palestrou sobre “O cirurgião do século XXI”. 
Todas com grande presença de público.

Um dos momentos mais esperados do dia, reuniu os palestrantes: Dr. Fábio Viegas (RJ), Dr. Maurício Emmanuel Gonçalves (RJ), Dr. Antelmo Sasso (ES) e Dr. Marcus Vinícius Dantas (RJ). O tema principal foi o debate sobre “Sleeve x Bypass” – qual a melhor cirurgia primária e o papel destas técnicas na influência no Diabetes”. Dr. Guillermo Alvarez Valdes, cirurgião bariátrico no México, foi o moderador da mesa.

Dr. Fábio Viegas fez uma apresentação defendendo que  o Sleeve deveria ser a cirurgia primária de escolha.  
Descreve o mesmo que, “A cirurgia de Sleeve é uma ótima opção de técnica primária, principalmente em pacientes de alto risco. Trata-se de um novo procedimento de ouro da cirurgia bariátrica”. 
Segundo ele, nos últimos anos têm sido observado um aumento do número de cirurgias de Sleeve.
“Comprovadamente é a cirurgia primária mais realizada hoje, é um procedimento de menor custo se comparado ao ByPass e com indices menores de complicação”, destaca.

O segundo palestrante, Dr. Maurício Emmanuel, teve como objetivo defender que o “ByPass deve ser a cirurgia primária”.
“Nós sabemos que a maioria dos pacientes obesos mórbidos ou a maioria dos pacientes obesos, com indicação de cirurgia, trazem doenças metabólicas.
O ByPass é a cirurgia com maior efeito metabólico. Segundo ele, o ByPass é a cirurgia ideal no tratamento das doenças metabolicas do obeso. 

Em continuação foram realizadas outras duas palestras que reforçaram a discussao, a importancia e o papel do “Sleeve e do ByPass no tratamento do paciente obeso diabetico”. 

O cirurgião Antelmo Sasso Fin ( ES) defendeu que o Sleeve é um procedimento que também deve ser usado para o tratamento do obeso com Diabetes.
Segundo ele, é  uma cirurgia que tem uma morbidade menor e o paciente se recupera mais rápido. “Nos pacientes diabéticos que já vêm sofrendo os efeitos da doença, o Sleeve é a primeira opção, principalmente pela benignidade da operação, por exigir menos reposição de vitaminas, causar menos deficiência de ferro e de minerais como um todo”. 
Ele finalizou o debate ressaltando que o paciente se sente mais saudável após este tipo de cirurgia.
“O impacto sobre o paciente submetido ao Sleeve, principalmente quando diabético, é menor do que os pacientes submetidos à cirurgia do ByPass. Sem sombra de dúvida, deve ser a primeira opção”, enfatizou.

A seguir, defendendo a importancia do ByPass no tratamento do obeso diabetico,  Dr. Marcus Vinicius Dantas, ressaltou que à luz das evidências científicas atuais, dentre as cirurgias regulamentadas, o Bypass é aquela que apresenta o maior índice de remissão do Diabetes tipo 2, se comparada com qualquer outra cirurgia regulamentar. 
“Sem dúvida, a partir de métodos estatísticos robustos, a escolha é pelo ByPass”. 
Segundo ele, eventualmente outras cirurgias poderão ser aplicadas no futuro.
“Mas, a partir do que nós dispomos hoje, o ByPass é a melhor opção para aquelas pessoas que estão acima do peso e com diabetes”, finalizou. 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar