Cirurgia bariátrica é opção para gravidez com menor risco - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cirurgia bariátrica é opção...

Cirurgia bariátrica é opção para gravidez com menor risco

Notícias

Mulheres com quadro de obesidade severa podem recorrer a técnicas cirúrgicas para diminuir riscos associados à doença; ex-obesa engravidou duas vezes seguidas após realizar a operação.

De acordo com dados do Ministério da Saúde¹, 18% das mulheres brasileiras são obesas. A doença causa complicações sérias que também afetam diretamente o sonho de muitas delas: ser mãe. O excesso de peso e a obesidade prejudicam a fertilidade feminina e podem comprometer a gestação. Por promover uma mudança de estilo de vida e tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica permite que mulheres possam engravidar com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável.

Estudos  apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.

 

Legenda desta foto.

Diabetes está entre as comorbidades combatidas pela Cirurgia Bariátrica

O tratamento cirúrgico da obesidade diminui as chances de que a futura mãe tenha diabetes gestacional, eclâmpsia, parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo. Estudos também apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema². Segundo Josefina Matielli, endocrinologista da SBCBM – Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o procedimento pode ser indicado sem problemas, mas ressalta que é preciso avaliar bem a decisão e ter comprometimento para que os resultados sejam satisfatórios.

 

A cirurgia melhora as condições para a gestação, mas não é uma solução mágica. As mulheres precisam se informar, falar com seu obstetra e estarem cientes de que deverão seguir as recomendações médicas para que os benefícios da operação sejam reais”, explica a Dra. Josefina, que ressalta ainda que é preciso acompanhamento médico contínuo e uma mudança no estilo de vida com dieta balanceada e uso de suplementos.

 

As mulheres que realizarem cirurgia bariátrica só poderão engravidar de forma segura após o primeiro ou segundo ano da operação. Este é o tempo que o corpo leva para se acostumar a sua nova realidade. Pelo aumento da fertilidade após a cirurgia bariátrica, é preciso evitar surpresas indesejáveis durante este período. A endocrinologista afirma que é preciso redobrar os cuidados na hora de manter relações sexuais. Nos três primeiros meses a mulher deve usar anticoncepcional e o parceiro preservativo, que serve de segurança extra para caso o corpo não absorva corretamente o remédio.

 

Cirurgia Bariátrica tem efeitos benéficos para a saúde da mulher que podem facilitar a gravidez.

Gestações em sequência

“A cirurgia bariátrica é, sem dúvida nenhuma, uma opção para quem quer engravidar”. A frase é de Érika Ramos, que recebeu duas surpresas, em 2011 e 2012: suas duas filhas chegaram ao mundo após a secretária executiva fazer uma cirurgia bariátrica em 2005 para melhorar a qualidade de vida. Érika, que já era obesa, engordou 26 quilos após a gestação de seu primeiro filho, de 12 anos. “Meus hormônios ficaram em ordem após a cirurgia e foi só eu parar de tomar a pílula que aconteceu”, conta Simone Yoshida é outro exemplo. A dona de casa teve o primeiro filho em 2001 e engordou 24 quilos durante a gestação, chegando à condição de obesidade. Como sempre teve vontade de ter mais um filho, buscou diversos tratamentos para emagrecer sem sucesso. Quando conheceu a cirurgia bariátrica, se informou por meio de palestras e em 2008 decidiu realizar o procedimento. “Eu não queria passar pela mesma situação da primeira gravidez em que eu engordei muito e desenvolvi hipotireoidismo. Lembro que ia dirigindo fazer os exames e ficava constrangida porque minha barriga era tão grande que ficava a dois dedos do volante e o manobrista do laboratório me advertia que eu não poderia dirigir”, relata.

 

Ao contrário de Érika, Simone teve que insistir um pouco mais para engravidar. “Meus exames clínicos não apontavam nada, mas eu estava muito ansiosa. Acredito que por isso demorei um pouco mais”, explica Simone. A segunda gestação foi livre de constrangimentos, pois a dona de casa engordou apenas 9 quilos e sem nenhuma complicação. “Eu diria para mulheres que desejam fazer a cirurgia para não terem medo de mudar a rotina. É algo para melhor, só que é preciso seguir rigorosamente as orientações médicas e a suplementação alimentar”, completa.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar