Blog

Cirurgia bariátrica melhora dor e mobilidade em pacientes

Exercício / Notícias / Obesidade / Pesquisas / Pós-Operatório / Pré-Operatório

879-BXOs benefícios metabólicos e a redução de peso promovidos pela cirurgia bariátrica são constantemente apresentados entre os principais efeitos positivos para a saúde dos pacientes. Entretanto a melhora nas dores e na mobilidade de pessoas submetidas ao tratamento cirúrgico da obesidade também é impressionante, de acordo o Dr. Arya Sharma, professor na Universidade de Alberta e fundador da Canadian Obesity Network.

 

“Considerando que existem poucos tratamentos efetivos para dor e mobilidade, em comparação aos problemas metabólicos, estes benefícios da cirurgia bariátrica certamente deveriam receber maior atenção, pois são estas complicações que em geral determinam a baixa qualidade de vida associadas à obesidade severa”, escreve o pesquisador.

 

A afirmação foi feita após a publicação de um estudo no prestigiado periódico científico JAMA (Journal of American Medical Association), que mostrou a melhora das dores em 60% dos pacientes, 75% na função física e outros 60% no tempo de caminhada após um ano do procedimento. Os dados foram coletados a partir do Longitudinal Assessment of Bariatric Surgery, um estudo observacional de coorte conduzido em 10 hospitais nos Estados Unidos. No total são 2221 participantes.

 

“Estas melhoras estão amplamente relacionadas à redução das dores no joelho e no quadril”, comenta o Dr. Sharma.

 

Mesmo assim, entre o primeiro e o terceiro ano depois da cirurgia bariátrica, as taxas de melhoras nas dores caíram para 50% e 70% para função física. Apesar disso as melhoras no tempo de caminhada e nas dores no joelho e no quadril e nas funções do joelho foram mantidas de forma expressiva.

 

O fundador da Canadian Obesity Network também destacou que algumas características parecem favorecer os benefícios pós-cirúrgicos, mas os benefícios demonstrados pelo estudo são importantes e mostram que a cirurgia bariátrica oferece muito mais do que a redução do peso.

 

O que você acha da notícia? Deixe seu comentário!

 

Com informações do Dr. Sharma’s Obesity Notes. Leia o original aqui (em inglês)

 

Foto: UCONN Rudd Center for Food Policy & Obesity

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951 | 11 3284 8298 | contato@sbcbm.org.br

Mapa do site

Acessar