Cirurgia

  1. Home
  2. /
  3. Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica

Quando se deve fazer as cirurgia plásticas após a cirurgia bariátrica?

As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorreu a estabilização do peso.

Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30; acima de 30, somente se houverem razões fortes.

A estabilização do peso ocorre geralmente entre 01 e 02 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudicam em muito a sua locomoção.

Quais as cirurgias plásticas mais realizadas após o emagrecimento acentuado?

  • Mamas
  • Abdome
  • Braços
  • Coxas
  • Face

Qual é a melhor ordem a ser seguida?

Para a maioria dos cirurgiões plásticos que esta habituada a fazer esse tipo de cirurgia plástica, o abdome deve ser a primeira cirurgia. A seguir, mamas, braços, coxas e face. As vezes a ordem pode ser mudada de acordo com a vontade do paciente, desde que não contrarie frontalmente a lógica.

Podem ser realizadas mais de 01 cirurgia por vez?

As cirurgias associadas (por ex: mamas + abdome ou braços + coxas, etc.) devem ser feitas por um cirurgião muito experiente e, mesmo assim, não é regra geral, ele poderá optar por cirurgias isoladas para maior segurança.

As cicatrizes são de boa qualidade?

Sim. Em geral são de boa qualidade, mas como o contorno corporal a ser atingido com as cirurgias plásticas dependem muitas vezes de tensões maiores, poderemos ter em alguns pontos, cicatrizes hipertróficas (alargadas), que poderão ser retocadas na etapa seguinte. Cirurgiões Plásticos experientes conseguem um bom contorno corporal e cicatrizes (mesmo que alarguem um pouco) que não significam nem 10% do problema apresentado (flacidez e lipodistrofia).

Qual o risco da cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica?

O risco de complicação grave é mínimo, pois os pacientes estão muito bem preparados (já vêm bem preparados pela equipe multidisciplinar ligada a cirurgia bariátrica), e os cuidados com o pré operatório imediato e intra-operatório se somam para dar segurança à cirurgia plástica. A anestesia feita por profissionais competentes habituados a atuar nas gastroplastias, os aparelhos modernos e drogas de última geração, nos dão a certeza de que devemos nos preocupar apenas com a cirurgia, sendo nossa dedicação muito maior naquilo que mais nos interessa.

Como é o pós-operatório?

Para cada problema e resolução cirúrgica, um determinado pós-operatório. De uma maneira geral a primeira semana é a mais importante, pois poderemos evitar hemorragias, infecções, necroses e edemas, simplesmente com um repouso relativo e curativos adequados. Alguns cirurgiões não fazem uso de drenos, outros usam pequenos drenos (penrose) que são retirados 24 a 48 horas após a cirurgia, e ainda existem cirurgiões plásticos que preferem deixar drenos por 07 a 10 dias, principalmente após abdominoplastias. Após a primeira semana tudo é mais fácil, mesmo assim o repouso ainda é importante para evitar a formação de seroma abundante (liquido formado por extravasamento linfático e tecido gorduroso liquefeito). O seroma detectado deve ser puncionado e assim não acarretara problemas. Após 01 mês há a liberação para caminhadas, dirigir, trabalhar (depende do trabalho), para alguns exercícios físicos e até para relações sexuais desde que sejam bem orientados. Até os 03 meses recomendamos o uso de cintas e faixas pois o alargamento de cicatrizes ainda pode ocorrer.

Protetores solares de 50 para cima devem ser utilizados sob os biquínis, sungas, camisetas, até o clareamento das cicatrizes que ocorre geralmente por volta dos 06 meses.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar