notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cirurgiões brasileiros representam a...

Cirurgiões brasileiros representam a SBCBM na Obesity Week

Notícias

OBEESITY WEEKComeçou neste domingo (29), em Washington, a Obesity Week -um dos maiores encontros mundiais de profissionais de obesidade. A novidade desta edição é a realização de uma sessão inédita em português, que contará com a presença de cirurgiões brasileiros representando a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A Obesity Week oferece aos participantes mais de 100 sessões sobre diferentes temas relacionados a cirurgia de obesidade, prevenção, pesquisa, políticas públicas e muito mais.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a iniciativa de incluir na Obesity Week uma sessão em português fortalece a participação da Sociedade no mundo.

“Incluir uma sessão em português na Obesity Week é uma grande ação para fortalecer a SBCBM como referência científica mundial no tratamento da obesidade mórbida”, declarou Marchesini.

INICIATIVA – A iniciativa de incluir na Obesity Week uma sessão em português é do Dr. Natan Zundel, Presidente da Comissão Científica Obesity Week-2017, do Dr. Almino Ramos, ex-presidente da SBCBM e do atual presidente da SBCBM, Caetano Marchesini.

De acordo com o cirurgião americano Natan Zundel, esta é a primeira vez na história da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica que um simpósio, a Obesity Week, será feito em português.  “Isso significa o reconhecimento e a importância das equipes de língua portuguesa da Cirurgia Bariátrica e Metabólica no mundo, especialmente, nos Estados Unidos”, declarou o cirurgião americano Dr. Natan Zundel. “Além disso, é uma forma de promover o intercâmbio entre os dois países”, completou.

A sessão da Obesity Week em português possibilitará a apresentação de estudos técnicos e científicos

“A nossa proposta é dar oportunidade de sociedades do porte da SBCBM – grandes e ativas – terem um fórum. Além disso, queremos multiplicar a presença e a atividade da segunda maior Sociedade Nacional do mundo nesta área”, reforçou o Dr. Natan.

QUANDO SERÁ – A sessão em português está programada para esta quinta-feira (02 de novembro), das 8h às 10h15. Na oportunidade, também haverá uma sessão de exibição E-Posters, com todos os trabalhos que serão aprovados na versão em português.  Neste dia de curso falado em português serão mescladas apresentações de cirurgiões brasileiros e cirurgiões de outros países que falam o idioma português.

A coordenação será dividida entre SBCBM, pelos cirurgiões Caetano Marchesini, Almino Ramos e Ricardo Cohen e ASMBS, pelos cirurgiões Guilherme Campos e André Teixeira.

No simpósio serão realizadas aulas, debates, painéis e apresentação de temas livres.

Para o cirurgião bariátrico, Almino Ramos, o evento em português será muito importante para as duas sociedades, ASMBS e SBCBM.

“O sistema atual bariátrico brasileiro apresenta várias vantagens em relação ao modelo praticado em outros países e teremos a possibilidade de apresentá-lo na Obesity Week”, enfatizou Almino.

Para o médico, a expectativa é que sessões como esta tornem-se uma rotina no congresso, expandindo no futuro este modelo para outras línguas como o espanhol.

“A SBCBM vive um período de reconhecimento mundial importante. Temos a segunda maior sociedade de cirurgia bariátrica do mundo e o segundo maior número de operações do mundo. Os cirurgiões brasileiros são reconhecidos por sua habilidade técnica e capacidade para realização de cirurgias complexas. Entretanto, a produção científica bariátrica brasileira ainda é tímida. Eventos como este podem ajudar a aumentar o número de trabalhos publicados e a qualidade científica de nossos artigos”, finalizou Almino.