Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cirurgiões falam sobre os...
Notícias

Cirurgiões falam sobre os cuidados no pós-operatório da cirurgia bariátrica

Cirurgiões falam sobre os cuidados no pós-operatório da cirurgia bariátrica

WhatsApp Image 2017-09-26 at 19.41.54Os cuidados e as recomendações para os pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica foram assunto do Barilive desta terça-feira (26). Dúvidas sobre as dores e os mitos que envolvem o procedimento foram esclarecidas durante a conversa desta semana, que contou com a presença dos cirurgiões bariátricos Luiz Fernando Córdova, do Distrito Federal, e Felipe Koleski, de Santa Catarina – ambos presidentes dos capítulos de seus estados. Quem também participou do bate-papo foi o cirurgião bariátrico Guilherme Bassols, de Porto Alegre (RS), que ficou responsável por fazer o papel de mediador e receber os questionamentos dos internautas.

Luiz Fernando Córdova fez um breve histórico da cirurgia bariátrica e mostrou os avanços na área, hoje com cirurgias menos invasiva e de rápida recuperação, quando comparada aos procedimentos realizados há alguns anos. “É normal o paciente sentir um pouco de dor nas primeiras horas após a cirurgia”, afirma. Ele ressalta, porém, que no dia seguinte à cirurgia essas dores desaparecem quase que totalmente.

Felipe Koleski alertou para os principais sintomas que, apesar de raros, necessitam de atenção especial no pós-operatório: tratam-se das dores contínuas, mesmo após, a ingestão de analgésicos, aumento da frequência cardíaca, dores no ombro e vômitos frequentes. “Com algum desses sintomas, o paciente deve entrar em contato com a equipe médica”, afirmou.

Atividades permitidas

Os médicos explicaram quais são as atividades permitidas aos pacientes recém-operados e ainda o que não é indicado nessa fase. “Eu sempre brinco com meus pacientes que, depois da cirurgia, eles devem caminhar com a mesma frequência com que comem. Se eles comem todos os dias, devem caminhar diariamente também. Isso vale como regra e começa já no hospital”, argumentou Córdova, que recomenda 30 minutos de caminhadas diárias já a partir da alta hospitalar, com acréscimo gradual de outras atividades ao final do primeiro mês.

O cirurgião do Distrito Federal esclareceu ainda que a cirurgia bariátrica envolve pacientes com mais problemas de WhatsApp Image 2017-09-26 at 21.04.08saúde antes da cirurgia do que depois dela, devido às comorbidades relacionadas à obesidade grave. “Em geral, são pessoas que correm mais riscos se não se submeterem à operação”, analisou, referindo-se às complicações decorrentes da diabetes, problemas cardiovasculares e outros.

 

Intercorrências

Koleski explicou o que são as fístulas e os riscos de acontecerem após a cirurgia bariátrica. As fístulas são “conexões” irregulares no organismo e que exigem atenção do paciente para sintomas atípicos e o tratamento adequado rapidamente. Ele também falou dos riscos de trombose venosa, que pode acontecer nos primeiros dias de cirurgia.

Córdova complementou que o principal aliado para combater a trombose é justamente estimular a movimentação do paciente ainda no hospital. “No passado, tínhamos muita preocupação em usar medicamentos para evitar a trombose. Mas a movimentação é muito importante. Caminhar precocemente faz muita diferença nesse processo”, alertou.

Guilherme Bassols ressaltou que a cirurgia por videolaparoscopia contribuiu para isso, já que a cirurgia aberta – técnica antiga mas que ainda é feita no Brasil – dificultava a movimentação do paciente e aumentava os riscos de trombose.

Entre as dúvidas dos internautas, parte das perguntas envolviam questionamentos a respeito da alimentação depois da cirurgia, se existem alimentos proibidos. Córdova explicou que, em algumas técnicas adotadas antigamente, os pacientes tinham dificuldades para engolir determinados alimentos, mas isso já é mais comum. Os médicos ressaltaram, no entanto, que a qualidade de vida após a cirurgia depende principalmente da conduta e das escolhas que o paciente virá a fazer.

Proposta

O Barilive é uma iniciativa recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e que tem como objetivo informar a população sobre os temas relativos à cirurgia bariátrica e difundir os conhecimentos que envolvem o assunto. O Barilive é transmitido ao vivo, pelo Facebook, todas as terças-feiras, e conta com a participação dos internautas, que encaminham dúvidas, perguntas e mensagens pelas redes sociais.

Os bate-papos acontecem todas as terças-feiras, sempre às 20 horas, e são exibidos ao vivo pela página da Sociedade no Facebook. Excepcionalmente na próxima semana, dia 3 de outubro, o Barilive não será transmitido devido a realização do XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas