NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Começa nesta quarta-feira o...

Começa nesta quarta-feira o XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica em Fortaleza

Notícias / Notícias Destaque

 

Começa nesta quarta-feira (06), em Fortaleza, o XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O evento reunirá  mais de 1,5 mil profissionais que atuam na área – entre cirurgiões bariátricos, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas e outras especialidades.

“Este 19o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica começa com recorde de púbico e recorde de expositores.  São 1.200 inscrições antecipadas – número até então nunca visto –  26 expositores e 140 palestrantes entre brasileiros, estrangeiros da América Latina, da América do Norte e da Europa”, antecipa Marchesini.

Ele lembra que, nos últimos 10 anos, a obesidade no Brasil aumentou em 60%, segundo o mais recente estudo do Ministério da Saúde, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. “A obesidade tornou-se a doença adquirida que mais preocupa os pesquisadores no mundo, se tornando uma questão de saúde pública. Por isso a atualização dos profissionais que atuam nesta área se faz tão importante”, completa Caetano.

De acordo com a SBCBM, entre e 2008 e 2017, o número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS cresceu 215%. Já o número de cirurgias no setor privado,  é de  9% entre os anos de 2008 a 2016.

O crescimento no volume de cirurgias bariátricas pelo SUS se deve a incorporação da videolaparoscopia nos procedimentos de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde. “Com a videolaparoscopia foi possível ampliar os atendimentos no SUS, pois tanto a cirurgia quanto a recuperação do paciente demandam um tempo menor”, acrescenta Dr. Caetano.

Apenas no Ceará existem 166 mil pessoas elegíveis para fazer uma cirurgia bariátrica como forma de tratar a obesidade mórbida e doenças associadas.

O CONGRESSO – Entre os temas de destaque no cenário nacional e internacional que serão debatidos no XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica estão os mecanismos de ação das cirurgias bariátricas, a história do tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2, resultados a logo prazo da cirurgia bariátrica, estudos mundiais e sua contribuição para a cirurgia bariátrica, o papel da obesidade e o impacto da cirurgia bariátrica na doença hepática, cirurgia bariátrica na criança e no adolescente e outros.

Além disso, serão realizados cursos de novas tecnologias em cirurgia bariátrica, curso de endoscopia em cirurgia bariátrica e o curso de emergências – Advanced Bariatric Life Suport (ABLS), destinado aos cirurgiões de urgência.

O presidente da  Comissão Científica do Congresso, Marcos  Leão, reforça que o evento contará com a presença de renomados cirurgiões internacionais como Alex Escalo, Luis Poggi, Carlos Vaz, Mathias Fobi, Eric Demaria, Juan Antônio Lopez Corvalá, Natan Zundel e outros.  “A programação científica abordará ainda temas históricos e os avanços e perspectivas futuras da cirurgia bariátrica no Brasil e no mundo”, completa Leão.

Já o presidente da Comissão Local do Congresso da SBCBM, cirurgião cearense, Luiz Moura, lembrou que ressaltou que Fortaleza conta com  quatro universidades com curso de Medicina, hospitais públicos e privados, e oito serviços de cirurgia bariátrica. “Todos eles estruturados com equipes interdisciplinares, com predominância de acesso laparoscópicos, iniciando-se e implantando o acesso robótico”, ressaltou Luiz Moura.

Mais informações pelo site http://www.congressobariatrica.com.br

 

Nossos parceiros

Parceiro Platinum

Parceiro Ouro

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB

Sites Parceiros

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar