Confira a lista dos profissionais recertificados pelo Programa de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Confira a lista dos...

Confira a lista dos profissionais recertificados pelo Programa de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Notícias

O Programa de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC & SBCBM completou mais um ano e, nesta etapa, muitos profissionais passaram pelo processo de recertificação. A recertificação é fundamental para garantir o controle e o padrão de qualidade dos serviços prestados, conforme as normas das entidades certificadoras internacionais.

“A SBCBM parabeniza os profissionais certificados e hospitais acreditados que buscam elevar os padrões de qualidade de seus serviços e que receberam a recertificação válida pelos próximos dois anos”, afirma o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

O objetivo da Certificação e Acreditação é elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.

Segundo o presidente executivo da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também influencia positivamente na escolha do paciente e na evolução da medicina que busca em todo o mundo a melhora da performance e resultados com o menor custo.

“Podemos mostrar mais uma vez que a cirurgia bariátrica e metabólica não só traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida daqueles pacientes, mas também, principalmente, que o procedimento diminui os custos do sistema de saúde [público e suplementar]”, explica Berti. Segundo ele, passar pela Acreditação atesta que os processos, sistemas de qualidade e soluções estão de acordo com os requisitos, ajudando na agilidade dos processos e na qualidade dos cuidados.

O processo de Certificação e Acreditação da IFSO-LAC & SBCBM é realizado sob auditoria da World Medical Accreditation (WMA), responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais.

“O objetivo da WMA é operacionalizar o processo de solicitação, auditoria e elegibilidade de Certificação e Acreditação homologadas e reconhecidas por sociedades de diferentes especialidades médicas”, explica a responsável pelo processo de certificação na WMA, Sílvia Azeituno.

O programa desenvolvido pela SBCBM foi referendado pelo Capítulo Latinoamericano da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Doenças Metabólicas (IFSO-LAC) e será expandido para outras sociedades médicas internacionais associadas à IFSO. Profissionais e hospitais no México, Colombia e Bolívia já estão em processo de certificação e acreditação.

A assinatura oficial do contrato entre a IFSO-LAC e a WMA aconteceu durante a programação do 25º Congresso Internacional da IFSO, em Miami, em agosto.

Confira a lista de profissionais e hospitais recertificados entre os meses de junho e julho:

Cirurgiões
Alexandre Marotta – IQII
Bruno Mota – IQII
Edson Antonacci Junior – IQII
Felipe Koleski – IQIII
Ivanor Alba – IQI
Juliano Blanco Canavarros – IQIII
José Nowicki Mustafá – IQIII
Marco Aurélio Espir da Fonseca – IQII
Michel Menezes da Silva – IQII
Marçal Rossi – IQIII

Coesas
Neusa Aparecida Siqueira Cavalheiro Mustafá – IQII

Hospitais
Hospital Santo Amaro – IQIII
Hospital Alberto Urquiza Wanderley – IQII

Como ser Certificado ou Acreditado?

Para buscar a certificação basta acessar o site https://www.worldmedicalaccreditation.com/Home/Participe e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado.

Na área médica, a Certificação é o processo que afere e comprova a adoção de padrões de qualidade por parte dos médicos e profissionais de saúde, assegurando a excelência nos procedimentos realizados, gerando segurança e confiança para os pacientes. A certificação possui requisitos e critérios gerais para várias áreas, aplicados a qualquer tipo de organização.

Entre as vantagens da Certificação estão o aperfeiçoamento profissional, elevação dos padrões de treinamento profissional, entre outros.

Já a Acreditação é destinada unicamente às instituições de saúde, como clínicas e hospitais. É um selo de aprovação das organizações de saúde, demonstrando que elas seguem padrões estabelecidos de boas práticas para atendimento de pacientes com obesidade mórbida, que é o caso dos que passam pela cirurgia bariátrica. Além dos processos de Certificação, a Acreditação inclui uma avaliação completa da infraestrutura, para garantir padrões de qualidade e segurança aos pacientes que buscam esses estabelecimentos.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como iniciar o processo de Certificação ou Acreditação?
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa o sistema enviará uma mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando orientações em relação a documentação necessária. Verifique o spam, caso não receba esse e-mail.

Qual a validade da minha Certificação/Acreditação?
12 meses da data da Certificação e/ou Acreditação

Posso certificar minha clínica/consultório?
Não. Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

O que será feito com as informações enviadas mensalmente para o banco de dados?
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos processos estatísticos visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto de fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde, etc.

O hospital pode fazer uma declaração única com todas as informações solicitadas no questionário?
Sim, desde que o documento seja anexado em todas as questões onde é solicitado a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.

Possui material informativo da cirurgia bariátrica e metabólica – vídeo, brochuras ou realiza reunião informativa?
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.

Possui publicações sobre cirurgia bariátrica e metabólica em revistas indexadas?
Anexar arquivo da publicação científica.

Como devem ser feitas as declarações?
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor técnico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.

Como devem ser os arquivos anexados?
Preferencialmente no formato PDF.

Como substituir os arquivos?
Basta clicar sobre o arquivo e substituir pelo novo documento.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar