Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Congresso de bariátrica oferece...
Notícias / Notícias Destaque

Congresso de bariátrica oferece treinamento para novos cirurgiões

Congresso de bariátrica oferece treinamento para novos cirurgiões

O curso “jovens cirurgiões” reuniu dezenas de profissionais durante XX Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, na manhã desta quinta-feira (16), em Curitiba.

O coordenador do treinamento, Denis Pajecki, cirurgião bariátrico e diretor do departamento de cirurgia da ABESO, afirmou que que o objetivo da palestra foge dos aspectos cirúrgicos e clínicos. “São questões relacionadas à vida sociativa, questões éticos-legais que o médico precisa se preocupar na prática diária, como a administração do seu consultório e o tipo de divulgação nas redes sociais”, explicou.

A palestra reuniu informações sobre a legislação e a atuação pública do cirurgião. O diretor científico da SBCBM, Caetano Marchesini, afirma que a Sociedade está disponível para ajudar. “Procuramos dar aos cirurgiões novos, aquelas informações que nós não tivemos quando começamos. Também discutimos como lidar com os insucessos em momentos difíceis, nas complicações”.

Os participantes orientam os novos cirurgiões de acordo com as situações esperadas no início da carreira. “ A Sociedade tenta minimizar o risco cirúrgico na formação desses profissionais. O curso tem uma base de formação muito grande e o respaldo da sociedade é importante nesse sentido”, disse Alexander Morrell, presidente do capítulo de São Paulo da SBCBM.

Simulação

O VII Curso Avançado de Endossuturas e Endo-Anastomoses ofereceu aos participantes simulação realística em equipamentos. Durante a simulação os cirurgiões fazem a sutura (costura) em aparelhos, com a mesma manobra que fariam dentro da cavidade abdominal no paciente.

“O aprendizado em simuladores é  importante e necessário para atividade cirúrgica de forma geral, porque nós transferimos essas habilidades e essa percepção psicomotora para o paciente. Com isso, o tempo operatório será muito menor”, explicou o coordenador da aula, cirurgião bariátrico Luiz Moura.

O Congresso

O XX Congresso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica acontece entre os dias 15 e 18 de maio, na Expo Unimed, em Curitiba. O evento reúne cerca de 1.700 profissionais envolvidos no tratamento da obesidade, como cirurgiões bariátricos, nutricionistas, endocrinologistas, nutrólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, psiquiatras e psicólogos, entre outros.

Segundo Marchesini a expectativa para o evento foi superada. “Estamos muito felizes com o nosso resultado parcial, todas as salas, cursos e plenárias estão cheias”.=

Entre os principais objetivos do congresso está transmitir conhecimento de forma uniforme para cirurgiões de todo o país. “É muito importante que os colegas venham ao congresso se capacitar e possam voltar a sua cidade e transmitir esse conhecimento aos médicos da sua equipe, para melhor atendimento dos pacientes da sua região”, ressaltou Morrell.

Pajecki destaca a importância do relacionamento entre os médicos. “Embora hoje as fontes de informação sejam muito amplas e acessíveis, um congresso como esse é uma oportunidade de encontrar novos colegas e trocar experiências. Mais do que assistir aulas e palestras, a importância de um evento como esse é a troca de conhecimento”.

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas