Dia do Diabetes: cirurgia metabólica poderá ser indicada para diabetes tipo 2 - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Eventos Destaque, Notícias
  4. /
  5. Dia do Diabetes: cirurgia...

Dia do Diabetes: cirurgia metabólica poderá ser indicada para diabetes tipo 2

Eventos Destaque / Notícias

Pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35 e portadores de diabetes mellitus tipo 2, sem adequada resposta ao tratamento clínico convencional, poderão ser tratados com a cirurgia metabólica.

Na data em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) divulga o novo parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicado no dia 01 de novembro, e que reconhece a cirurgia metabólica como opção para o tratamento de diabetes tipo 2.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, a aprovação da cirurgia metabólica pelo CFM ocorreu com base em critérios que incluem a aplicabilidade clínica do procedimento, comprovação científica, segurança e eficácia do procedimento.

“Esta medida coloca o Brasil ao lado de outros países como, por exemplo, a Inglaterra, que já entenderam a importância de oferecer a cirurgia como opção terapêutica. Evidências científicas comprovam os benefícios da cirurgia metabólica que, a partir de agora, poderá ajudar um número grande de pessoas que sofrem com a diabetes”, declarou o presidente SBCBM, Caetano Marchesini.

EFEITOS SOBRE A DIABETES – A cirurgia metabólica promove mudanças anatômicas no organismo e que alteram os mecanismos envolvidos na regulação do metabolismo do açúcar no sangue.

“Entre as mudanças estão o aumento da secreção da insulina e da sensibilidade dos tecidos a este hormônio que é responsável pela regulação das taxas de açúcar no sangue. Além disso, a cirurgia faz com que ocorra perda de peso que é fator perpetuador da diabetes”, explica Marchesini.

A cirurgia promove ainda a alteração da flora intestinal (microbiota), do fluxo da bile no intestino e modifica a produção dos hormônios intestinais.

“Todos estes fatores têm importância não apenas na melhora do diabetes, como também nas taxas de gordura no sangue, hipertensão arterial e inúmeras outras doenças”, completa Marchesini.

Diversos estudos realizados na última década comprovam que entre 30% a 60% dos pacientes que passam pela cirurgia metabólica apresentam uma normalização durável das taxas de açúcar no sangue – após um período menor ou igual a 5 anos – deixando de tomar medicamentos para a diabetes, o que é chamado pelos médicos de remissão da doença.

Atualmente a cirurgia metabólica é feita por laparoscopia – cirurgia através de pequenos furos na barriga, com rápida recuperação e menor tempo de internação hospitalar.

DIABETES NO BRASIL –  No Brasil, 14,3 milhões de pessoas convive com o Diabetes, o que representa 9% da população. O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. Os dados são da última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril de 2017 pelo Ministério da Saúde.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar