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Dicas para aproveitar a Páscoa e chocolates com saúde e equilíbrio

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A Páscoa se aproxima. Alguns cuidados com a alimentação são importantes nessa data, como evitar o consumo excessivo de chocolate. De modo geral, os ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate expostos à venda são preparados com muito açúcar e gorduras, substâncias que em excesso podem prejudicar a saúde.

Rico em carboidratos e gorduras, o chocolate fornece muitas calorias. Para se ter uma ideia, uma barra pequena de chocolate ao leite (30g) fornece em média 200 calorias. Para quem quer emagrecer esse valor é muito alto. Seria necessário para gastar 200 kcal cerca de 50 minutos de caminhada ou 50 minutos de ciclismo.

Além disso, muitas vezes os chocolates possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode elevar os teores do colesterol total e do colesterol ruim (LDL Colesterol) e reduzir os níveis de colesterol bom (HDL Colesterol) no sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe recomendação para a ingestão de gorduras trans. O ideal é que se consuma o mínimo possível essas substâncias.

Dessa forma, se consumidos em excesso, os chocolates podem trazer problemas futuros, como o aumento do peso e das taxas de colesterol no organismo.

Uma dica importante na hora de comprar chocolates é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional constantes nos rótulos. Os ingredientes utilizados na preparação ou fabricação dos chocolates são declarados, na lista de ingredientes, em ordem crescente de quantidade. Assim, deve-se optar por chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans devem ser priorizados.

Lembre-se também de algumas dicas, como:

  1. Quebrar em pedaços e comer pequenas porções durante a semana. O consumo diário de pequenas quantidades é bom para a saúde.
  2. Opte por chocolates mais cacau. O ideal é consumir chocolates com no mínimo 50% de cacau.
  3. Procure chocolates com baixo índice de açúcar – os lights – e com menos gordura hidrogenada.
  4. Aproveite a data para consumir peixes de água salgada. São mais saudáveis e menos gordurosos do que os de água doce.

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