Dietas da moda atraem os internautas no Barilive - SBCBM

Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Dietas da moda atraem...

Dietas da moda atraem os internautas no Barilive

Notícias

As dietas da moda e a cirurgia bariátrica entraram na pauta de debates do Barilive realizado na noite desta terça-feira (14) e exibido ao vivo para mais de 3,7 mil visualizações pela página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) no Facebook.

Com a mediação do cirurgião bariátrico Fábio Viegas, o Barilive contou com a participação da médica nutróloga Andrea Pereira. Doutora pela Unifesp, Andrea atua no setor de Obesidade e Cirurgia Bariátrica da universidade e no setor de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Renata Valentini, nutricionista funcional, coaching em nutrição e especialista em nutrição bariátrica também participou do programa.

Renata explicou, em resumo, que as “dietas da moda” são aquelas veiculadas pela mídia e impulsionadas por algum ator ou atriz que agem como garoto ou garota-propaganda de que a dieta funcionou. “Falta uma mudança efetiva dentro da pessoa”, afirma.

Modalidades

Shakes, dieta da nasa, South Beach, Dukan e do jejum intermitente foram algumas das dietas comentadas durante o Barilive. O principal problema, segundo as especialistas, deve-se ao fato de que essas dietas são padronizadas e não levam em consideração as condições particulares de cada paciente – desde gosto pessoal na alimentação até questões como alergia a determinados alimentos –, além de a maioria desses procedimentos não levarem a uma mudança de hábito, o que é necessário para que o processo de reeducação alimentar se perpetue.

Andrea salientou que a obesidade é uma doença crônica e, justamente por isso, é necessária uma reeducação alimentar e um atendimento individualizado. “Mudar hábito é uma coisa muito complicada. E hábito alimentar é algo que vem desde a infância. Não há um remédio milagroso. É necessária uma reeducação associada à atividade física”, enfatizou.

As profissionais lembraram que cada pessoa precisa de um atendimento individualizado e que, no caso das dietas, podem funcionar para algumas pessoas por determinado tempo, mas não para outras. “Dietas são como remédios, funcionam para uns e, às vezes, não para outros”, comentou Andrea, ressaltando que há fatores como questões hormonais, metabolismo e outras situações que interferem no processo de perda de peso.

Elas falaram ainda da importância da avaliação da composição corporal durante o processo de emagrecimento para conferir se há efetivamente perda de gordura ou apenas perda de massa muscular, o que é prejudicial ao processo e bastante frequente entre as dietas da moda.

O Barilive é uma nova proposta da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica para informar a população sobre temas relacionados ao tema. As transmissões são semanais, sempre às terças-feiras, às 20 horas. Na próxima terça-feira, dia 21, o Barilive vai apresentar o novo portal da Sociedade.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar