Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Diretoria da SBCBM apresenta...

Diretoria da SBCBM apresenta avanços em 2017

Imprensa / Notícias / Notícias Destaque

A gestão 2017-2018 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniu-se no início do mês de dezembro, em São Paulo, juntamente com o Conselho Consultivo da SBCBM – formado pelos ex-presidentes da entidade, com a diretoria executiva e com a Comissão de Estatuto e Regimento da SBCBM  – para discutir, propor e atualizar o Estatuto e o regimento interno.

Paralelamente a isso, foi feito uma avaliação dos avanços em 2017 e das metas para 2018.

O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, explica que neste ano a diretoria atuou para dar à Sociedade uma administração mais profissional, aos moldes de uma empresa, ações que visam o fortalecimento da entidade.

“Promovemos uma reorganização técnica e administrativa, com o objetivo de fortalecer e difundir amplamente a informação científica. Aliado a isso, buscamos novas estratégias de marketing e, em especial, a integração dos nossos Capítulos”, resumiu Marchesini.

O vice-presidente da SBCBM, Eudes Godoy, disse que a reestruturação realizada ampliou a capacidade de parcerias para 2018.

“Ampliamos os espaços para parcerias e para a realização de projetos, proporcionando metas ousadas e inovadoras para 2018”, adiantou Eudes. “No que diz respeito a parte societária, constatamos um crescimento na participação dos Capítulos, no funcionamento das comissões e no número de associados, assim como a motivação dos associados atuais – o que é fundamental para um bom trabalho”, ressaltou Eudes.

O vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti, conta que a Sociedade passou por uma total reformulação de diretrizes nos últimos 12 meses.

“Tivemos as mudanças das COESAS, que foram muito bem recebidas pelos associados e que trouxeram mais qualidade aos nossos Congressos. Além disso, tivemos a criação de novas diretorias e de novas frentes de trabalho”, disse Berti. Ele reforçou que muitas das ações prometidas pela atual diretoria, no início da gestão, já foram concluídas.

“Em 2017 realizamos um Congresso maravilhoso, com recorde de público, possibilitando a aproximação e integração dos associados. E hoje, terminamos este primeiro ano de nova gestão com mudanças no estatuto para que possamos ter uma Sociedade mais inclusiva, não apenas nesta, mas nas futuras gestões”, enfatizou Berti.

 

PLANEJAMENTO – O diretor Societário da SBCBM, Fábio Viegas, explicou que as ações implementadas em 2017 foram pensadas, estruturadas e realizadas– a exemplo o estudo do regimento interno e a proposta de reforma do estatuto – mudanças que se repercutirão ja no presente e no futuro, pensadas para que perdurem por muitos anos.

“Foi um ano fantástico e conseguimos atingir todas as metas de curto e médio prazo e iniciamos medidas de longo prazo. A Sociedade está partindo de patamares muito elevados para o ano de 2018. O que é muito gratificante para a atual diretoria”, resumiu Viegas.

 

POSICIONAMENTO – O diretor médico da SBCBM, Marcos Leão, avaliou o posicionamento alcançado pela Sociedade, após a implementação de alguns projetos como, por exemplo, o Barilive que possibilitou um posicionamento positivo da SBCBM perante a população no que diz respeito ao tratamento da obesidade mórbida.

“Além disso, internamente, as ferramentas de gestão trouxeram avanços que serão perenes nas futuras gestões da Sociedade”, disse Marcos Leão.

Ele mencionou ainda, o SOS Bariátrica – iniciativa de apoio ao cirurgião – e o projeto de revisão e valorização dos honorários médicos em cirurgia bariátrica.

“Estamos percorrendo o país e visitando os Capítulos, com um projeto regionalizado que visa a coesão e a unificação dos cirurgiões bariátricos nesta causa”, declarou Leão.

Reuniões para discutir a valorização dos honorários médicos em cirurgia bariátrica já foram promovidas no Ceará, Sergipe, Brasília, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

“Visitamos vários estados e nos próximos meses de 2018 já estamos com o cronograma programado que inclui Amazonas, Paraíba, Goiás e outros”, enumerou Marcos.

 

FORTALEZA 2018 – Em relação ao Congresso da SBCBM de 2018, que acontece em junho, o diretor médico lembrou que o programa está em fase final de elaboração. “Já estamos bem avançados, tendo em vista que a data foi antecipada em quatro meses.  E hoje, antes de terminar o ano, temos um programa amplamente discutido e que contou com a contribuição de vários integrantes da SBCBM”, finalizou Leão.

 

CONSELHO CONSULTIVO – Um dos fundadores da SBCBM, presidente honorário e membro do Conselho Consultivo e Fiscal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), professor Arthur Garrido Junior, disse que o ano de 2017 foi fundamental para a evolução da Sociedade.

“Este ano de gestão foi excepcionalmente ativo e isso é indispensável para uma Sociedade como a nossa que á dinâmica e precisa estar em constante processo de atualização. A revisão do estatuto foi uma das iniciativas de destaque”, opinou Garrido.

Para o ex-presidente da SBCBM, Thomas Szego, Sociedade a cada ano que passa se consolida mais. “Este ano foi muito rico de realizações e o ano que vem será melhor ainda”, avaliou Szego.

Outro membro emérito e um dos fundadores da SBCBM, João Batista Marchesini, comparou e evolução da Sociedade com os avanços da inovação científica e tecnológica.

“Somos a segunda maior Sociedade do mundo, graças a este tipo de gestão rápida e resolutiva que temos apresentado ao mundo. Hoje temos uma diretoria que contribui para que a SBCBM caminhe no mesmo ritmo da inovação”, ponderou Marchesini