Diretoria da SBCBM apresenta avanços obtidos nos últimos dois anos - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Diretoria da SBCBM apresenta...

Diretoria da SBCBM apresenta avanços obtidos nos últimos dois anos

Imprensa / Notícias / Notícias Destaque

A atual diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (biênio 2017-2018) garantiu a adesão de 393 novos associados nos últimos dois anos, conquistou um superávit de 234% na administração financeira e o aumento na receita operacional em 294%. Já o patrimônio líquido subiu 44%. Além disso, 90% das metas propostas no início do mandato foram cumpridas.

Estes dados integram o balanço da diretoria da  SBCBM neste biênio e que é formada pelos cirurgiões Caetano Marchesini, presidente; Eudes Godoy, vice-presidente; Luiz Vicente Berti, vice-presidente executivo, Marcos Leão, diretor médico; Fabio Viegas, diretor societário; Roberto Kaiser Junior, diretor científico; Alexandre Elias, tesoureiro, Marcelo Girundi, secretário; Maurício Emannuel, segundo secretário e Luiz Cláudio Chaves, segundo tesoureiro.

“Desde que assumimos a presidência da SBCBM trabalhamos pela eficiência na gestão administrativa e financeira, pela integração dos capítulos e especialidades associadas, assim como pela inovação científica e tecnológica da Sociedade”, declarou o presidente Caetano Marcehsini.

FINANCEIRO – Além dos resultados mencionados acima, na área financeira foram adotados controles para os pagamentos, todos os contratos com fornecedores foram formalizados e os documentos digitalizados e colocados em rede. A emissão de Boletos de anuidades para sistema de pagamento passou a ser feito via PayPal no site da SBCBM.

Outra importante ação foi a reforma da sede da Sociedade em São Paulo e a criação da sala para transmissões ao vivo e sala para reuniões internas.

90% REALIZADO – Entre as ações e propostas entregues nesta gestão estão o novo portal da SBCBM – que foi totalmente reformulado e transformado em um local de referência para o associado e para as pessoas que buscam informações sobre cirurgia bariátrica com qualidade. O Portal

da SBCBM, possui área pública, restrita e banco de dados possibilitando várias interações e ações administrativas da SBCBM como, por exemplo, loja virtual, solicitações de selos e carteirinhas, área exclusiva para os patrocinadores por tipo de apoio e seus respectivos hiperlinks, rede social exclusiva e interativa. A página abriga ainda uma loja virtual para aquisição de botons, canetas, blocos, porta cartão, aventais, touca cirúrgica e outros produtos.

Outra inovação tecnológica foi o  BARITALK – rede social dentro da área restrita do associado e que possibilita postar noticias, criar grupos e salas de discussão dedicadas. As  videotecas e acesso a revistas internacionais e nacionais  – Obesity Surgery, Endoscopy Surgical, SOARD, World Journal of Surgery, CBC, ABCD e Medline também estão na área restrita do site disponibilizadas para os Associados. Pensando ainda nos cirurgiões associados a diretoria da Sociedade produziu um vídeo para ser utilizados nas salas de espera das clínicas, com orientações ao paciente sobre a obesidade e as alternativas seguras de tratamento com link na área restrita. O Barilive – transmissão semanal pelo Facebook da SBCBM, para tirar dúvidas dos pacientes e divulgar a cirurgia bariátrica com recordes de visualizações,  é colocado no site e no youtube após o término de cada edição.

A criação da Campanha “Cirurgia Bariátrica com Responsabilidade traz qualidade de vida”foi uma iniciativa desta gestão. Os sete vídeos em inglês e português estão sendo divulgados no Brasil e no mundo por meio das redes sociais, youtube, site e whatsapp.

A criação de um setor específico para eventos da SBCBM foi iniciativa desta gestão. Isso porque apenas em 2017 foram realizados 17 eventos, entre eles, a reunião dos Capítulos, reunião COESAS, reunião do Conselho Consultivo, reuniões de honorários médicos em diversas capitais do Brasil, o Congresso de Florianópolis e outros. Em 2018 foram 25 eventos realizados, como o lançamento do book comercial do Congresso de Fortaleza, o Bariátrica Sul, o Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Novas Tecnologias em Pernambuco, reuniões de Honorários médicos em Goiânia e Florianópolis, Simpósio de Bariátrica do Mato Grosso, Congresso Catarinense de Cirurgia, lançamento das diretrizes sobre Colelitíase, Caminhada Nacional de Combate à Obesidade e outros que constam na página de eventos disponível no site da Sociedade.

NOVO APP – O presidente da SBCBM, Caetano Marchesini, conta ainda que será lançado no mês de janeiro um aplicativo inédito para orientar os pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica no Brasil.

“Chamado de Barilife,  o aplicativo que estará disponível para download no mês de dezembro e funcionará como uma carteirinha digital do paciente bariátrico”, antecipa Marchesini.

O Aplicativo Barilife – que está sendo testado por usuários – será lançado para os principais sistemas operacionais, android e IOS.

COMUNICAÇÃO – Na área da comunicação houveram muitos avanços. A equipe criou logomarcas para todos os Capítulos, a logomarca dos 20 anos da SBCBM e da Caminhada Contra Obesidade, bem como campanhas de  comunicação para os Congressos e curso ABLS. Toda a identidade visual para redes sociais e site foi reformulada. Com a atualização diária de notícias no site da SBCBM os acessos mensais subiram de 10 mil para 66 mil por mês. O Instagram foi criado e, em apenas um mês atingiu dois mil seguidores. Já o Facebook teve crescimento em 41% no numero de curtidas, com 18 mil novos seguidores e audiência dos vídeos teve crescimento de 22.997%. Mais 1.800 links de notícias foram publicadas na imprensa em dois anos e 250 notícias produzidas para o site da SBCBM.

Os Capítulos viraram notícia, o Boletim informativo passou a ser mensal e divulgação do Congresso passou a contar com vídeos para whastsapp e posts de divulgação.

JURÍDICO – O novo departamento jurídico da SBCBM obteve resultados crescentes. Em 2017 foram sete recisões contratuais, 56  contratos elaborados, 60 pareceres jurídicos emitidos, quatro termos de uso imagem, protocolo de ação judicial, elaboração da nova redação do Estatuto Social e Regimento Interno da SBCBM. Já em 2018, foram elaborados até agora 42 contratos, 17 pareceres jurídicos, realizado o processo de eleição dos Capítulos Estaduais e convocada a nova assembleia geral  extraordinária da SBCBM.

PROJETOS EM ANDAMENTO – Entre os projetos e ações que estão em andamento e deverão ser entregues em 2019 está a criação de cinco obras literárias: o “Manual Multiprofissional em Cirurgia Bariátrica e Metabólica”, “Cirurgia Bariátrica na Obesidade – ABLS” , “Saúde Mental e Cirurgia Bariátrica “, “Endoscopia Bariátrica” e “Atlas de Cirurgia Bariátrica”.

As metas incluem ainda a criação de uma biblioteca virtual de ilustrações próprias da SBCBM,  banco de dados capaz de formular e propor políticas públicas, a criação de uma revista científica virtual da SBCBM, estruturar o  ensino a distância, criar um banco de filmes, aulas e simpósios monetizados por acesso , criar um sistema de classificação de cursos e serviços online para facilitar o registro e obter a classificação com a chancela da SBCBM e iniciar o processo de certificação online.

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar