NOTÍCIAS

  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Notícias Destaque
  4. /
  5. Diretoria da SBCBM vai...

Diretoria da SBCBM vai à ANS para discutir cirurgia metabólica

Notícias / Notícias Destaque

 

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), presidida pelo cirurgião Marcos Leão Vilas Boas (BA) e que tem como vice-presidente, o cirurgião Fábio Viegas (RJ), participou nesta terça-feira (22), no Rio de Janeiro, de workshop promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O objetivo do evento foi detalhar o novo processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, bem como esclarecer a Resolução Normativa nº 439, que estabelece etapas e fluxos para a revisão periódica da lista de coberturas dos planos de saúde.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas, conta que a uma das principais metas da sua gestão será trabalhar pela inclusão da cirurgia metabólica no Rol de Procedimentos da ANS.

“Uma das principais ações da nossa gestão será trabalhar pela divulgação da cirurgia metabólica no país e pela sua inclusão no Rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, permitindo que as pessoas com Diabetes Tipo 2, que não conseguem o controle por meio de medicamentos, tenham acesso ao tratamento da doença”, afirmou Marcos Leão.

No Brasil, a Cirurgia Metabólica passou a ser indicada como opção no tratamento  diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. A resolução foi publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – 2.172/2017 e traz regras que ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

Já o vice-presidente da SBCBM, Fábio Viegas, destacou que a cirurgia metabólica já encontra um amplo respaldo científico para que seja utilizada no tratamento do Diabetes Tipo 2, reduzindo complicações e melhorando qualidade de vida dos pacientes.

CANAL COM A SOCIEDADE – Um dos principais temas do encontro promovido pela ANS foi a apresentação do FormRol – formulário eletrônico que passa a ser o canal exclusivo para envio das contribuições pela sociedade. A ferramenta será disponibilizada no portal da ANS, para toda a sociedade, sempre no início dos ciclos de atualização, permitindo a participação social em dois momentos: na fase inicial e, posteriormente, na habitual Consulta Pública que precede a publicação da nova lista de coberturas obrigatórias.

Participaram do workshop integrantes do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), entidades representativas do setor, órgãos de defesa do consumidor, entidades médicas, indústria de medicamentos e operadoras de saúde.

Durante a sua passagem pelo Rio de Janeiro, o presidente da SBCBM, Marcos Leão,  teve um encontro  informal  com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta,  que prometeu trabalhar para implementar a cirurgia bariátrica junto ao Sistema Único de Saúde  (SUS), prioridade da sua gestão.

Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas