Notícias

  1. Home
  2. /
  3. Imprensa, Notícias
  4. /
  5. Encontro inédito entre a...

Encontro inédito entre a SBCBM e Núcleo Brasileiro para Estudos do H.Pylori acontece em Campinas

Imprensa / Notícias

encontro hpylori 2Cirurgiões bariátricos de todo o país participaram neste sábado, (12), em Campinas, do 1o Encontro Científico entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e o Núcleo Brasileiro para Estudos do Helicobacter pylori (H.pylori) e Microbiota.

Durante o Encontro foram debatidos temas como o H.pylori como agente etiológico do câncer gástrico proximal (intestinal), tratamento para erradicação  da H.pylori em pacientes candidatos à cirurgia bariátrica, a recomendação de endoscopia do trato digestivo superior antes da cirurgia bariátrica, entre outros temas.

O vice-presidente da SBCBM, Eudes Godoy, disse que já está sendo discutida a criação de um trabalho conjunto entre a Sociedade e o Núcleo Brasileiro para Estudos do H.Pylori.

“Este Encontro foi uma oportunidade para traçarmos metas de trabalho e, em breve, iremos efetivar e divulgar novas iniciativas”, declarou Eudes.

O diretor médico da SBCBM, Marcos Leão, enfatizou que o Encontro comprovou a existência de uma lacuna existente sobre o tema.

“O evento foi uma ótima oportunidade para os estudiosos do H.Pylori trocarem experiências. Além disso, abrimos um canal para  a realização de estudos dirigidos e baseados em evidências”, destacou Marcos Leão.

Para Luiz Vicente Berti, diretor-executivo da SBCBM, o Encontro proporcionou mostrar aos gastroenterologistas a realidade da cirurgia bariátrica brasileira.

“Diferente de outros países, no Brasil nos preocupamos em realizar endoscopia como um exame de rotina antes da operação e, quando presente, realizamos o tratamento do Helicobacter”, contou Berti. “No entanto, foi uma supressa para os gastroenterologistas, o fato de que americanos e europeus – fonte da maioria dos trabalhos publicados sobre cirurgia bariátrica – não fazem a endoscopia de rotina não têm qualquer preocupação com o H. Pyloris”, completou Luiz Vicente Berti.

Já o diretor Societário da SBCBM, Fabio Viegas, reforçou a possibilidade de realização de novos estudos. “É o início de um trabalho que poderá incluir a produção científica, incluindo estudos e pesquisas, desenvolvidas pelo aprendizado de convívio e de vermos além do óbvio”, afirmou Viegas.

PRESENÇA DOS ESTADOS – Os presidentes dos Capítulos da SBCBM em todo o país participaram do Encontro.

Para Antonio Claudio Jamel Coelho, presidente do Capítulo da SBCBM no Rio de Janeiro, o Encontro é pioneiro. “Abordamos muitas questões que ainda estão sem respostas. A ideia é criar uma força interdisciplinar para um consenso de manejo para a infecção por H.Pylori”, disse Jamel.

O presidente do Capítulo da SBCBM do Espírito Santo, João Alípio Barcellos Noé, adiantou que levará a discussão sobre o Ha.Pylori para o seu Estado. “Saí deste Encontro com a ideia de reproduzir o debate no Espírito Santo”, contou João Alípio.

Já o presidente do Capítulo da SBCBM de Santa Catarina, Felipe Koleski, reforçou a importância do debate entre cirurgiões bariátricos e gastroenteorologistas. “Tema de extrema importância e que nos proporcionou a troca de informações com médicos gastroenteorologistas de renome internacional e profundo conhecimento do tema”, destacou Fellipe.

O cirurgião Augusto Junior, presidente do Capítulo da SBCBM na Paraíba, elogiou a proposta de unir a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica com o Núcleo Brasileiro para Estudos do Helicobacter pylori (H.pylori) e Microbiota.  “Uma discussão inédita e que abre o caminho para debates futuros e projetos conjuntos entre as entidades”, disse Augusto Junior.

Para o presidente do Capítulo da SBCBM do Mato Grosso do Sul, Wilson Canteiro, o encontro permitiu a aproximação científica entre a clínica e a cirurgia . “É  o começo da integração científica e a possibilidade de achar novos caminhos para um problema que suscita preocupação de todos e que ainda não possui uma proposta definitiva”, finalizou Cantero.

Participaram do Encontro os cirurgiões bariátricos Almino Ramos, Aloisio Antonio Costa leite Carvalhaes, Antonio Claudio, Adriano Teixeira Canedo, Jamel Coelho, Calos Frota Dillenburg, Eudes Godoy, Fabio Viegas, Felipe Koleski, Galzuinda Maria Figueiredo dos Reis, Gutemberg Fernandes de Araújo, Herbeth José Toledo Silva, João Alípio Barcellos Noé, Luiz Vicente Berti, Marçal Rossi, Marcos Leão, Roberto Kaiser Junior, Tiago Szego, Edgard Wilson Gripp, Jorge Luiz de Mattos Zeve, Luiz Fernando Córdova, Marcelo Girurndi e Wilson de Barros Cantero.

 

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiro Ouro

nn_logo_rgb_blue_large

Parceiro Prata

Parceiros Bronze

Pfizer_Logo_Color_RGB
Pfizer_Logo_Color_RGB

SITES PARCEIROS

Localize Cirurgiões e Equipe Multidisciplinar.

Segunda à Sexta | Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-000 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 9.9477.9049| T + 55 11 3284 6951

Mapa do site

Acessar