Obesidade

  1. Home
  2. /
  3. Obesidade
  4. /
  5. A Endoscopia e a...

A Endoscopia e a Obesidade

Obesidade

Tratamento endoscópico da obesidade

Atualmente existem inúmeros métodos endoscópicos para o tratamento a obesidade fora do país. Vamos abordar aqui métodos que são realizados no Brasil.

Há muitos anos a endoscopia deixou de ter papel puramente diagnóstico e passou a participar ativamente no tratamento dos pacientes operados e mesmo como terapia primária para tratamento de tumores, obesidade e outras doenças.

A obesidade é uma doença crônica, incurável, multifatorial e genética. O trato gastrointestinal está envolvido na regulação do balanço energético de várias maneiras e atualmente existe um grande número de pesquisas associando métodos endoscópicos tanto no tratamento da obesidade como em doenças metabólicas como o diabetes tipo 2.

Inúmeras entidades, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Nacional para Saúde e Excelência Clínica (NICE), tem documentado que a perda de peso reduz muitos dos fatores de risco para a morte e doenças associadas à obesidade.

O primeiro passo na perda de peso, segundo guidelines baseados em evidências, deve ser uma dieta restrita calórica, atividade física e mudança nos hábitos de vida. Mesmo quando motivados alguns pacientes