1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Entenda a importância do...

Entenda a importância do acompanhamento psicológico para o emagrecimento eficaz

Notícias

Nesta semana, o Barilive tratou da importância do acompanhamento psicológico para o emagrecimento eficaz e trouxe para a discussão o cirurgião bariátrico Tiago Szego, o psiquiatra Hélio Tonelli e a psicóloga Aída Franques.

Os especialistas debateram sobre diversos tópicos como a importância da avaliação no pré-operatório; condições psiquiátricas que contraindicam a cirurgia; o acompanhamento após a cirurgia bariátrica e metabólica e também responderam perguntas dos internautas que acompanharam a transmissão nas páginas do Facebook e Instagram.

“O primeiro papel é acolher o paciente. Precisamos entender como esse paciente funciona, como estão as condições emocionais para lidar com a cirurgia, fazemos trabalhos psicoeducativos e principalmente trabalhar para que o paciente assuma a responsabilidade de ser o agente de seu próprio tratamento”, explica a psicóloga sobre o período pré-operatório.

Segundo a visão do psiquiátra Hélio Tonelli, os pacientes ainda possuem certo preconceito com a consulta psiquiátrica.

“Muitos pacientes ainda acham que o médico psiquiátra atende ‘loucos’. Ainda existe certo constrangimento com relação a isso. O trabalho de saúde mental é para conhecer melhor o paciente. Como médico, o psiquiatra identifica condições que exijam tratamento que podem se complicar ou melhorar após a cirurgia”, comenta Tonelli.

REVEJA EM NOSSO YOUTUBE

Barilive

O Barilive é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica que reúne semanalmente profissionais de diversas especialidades para debater sobre temas relacionados ao tratamento da obesidade e a cirurgia bariátrica e metabólica. Reveja todas as edições em nosso canal do YouTube e em nosso Facebook.