1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Entidades estreitam relações e...
Notícias

Entidades estreitam relações e discutem a cirurgia metabólica no RN

Entidades estreitam relações e discutem a cirurgia metabólica no RN

O Capítulo do Rio Grande do Norte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), ao lado das regionais da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estiveram integradas no primeiro MetabolicaRN, no último dia 24 e 25 de maio.

Segundo Eudes de Paiva Godoy, presidente do Capítulo da SBCBM no Rio Grande do Norte, o evento colabora para levar a médicos clínicos, principalmente endocrinologistas e cardiologistas, conhecimento sobre vantagens, resultados, riscos e diagnóstico do tratamento cirúrgico para o diabetes e suas doenças relacionadas. O objetivo é desenvolver atividades de educação continuada e atualização na área da obesidade e síndrome metabólica.

“Tivemos oportunidade de mostrar que as cirurgias são melhores hoje em dia, que as operações são muito mais metabólicas do que apenas restrição mecânica e que o impacto sobre a doença metabólica vai além da perda de peso. É uma participação ainda tímida mas com menos resistência. Estou certo que nós progredimos e temos mais abertura para discutir o tratamento cirúrgico do diabetes. O clínico já entende melhor isso, aceita e considera”, comenta Eudes Godoy.

Programação científica

A síndrome metabólica, a obesidade e o diabetes são doenças que afetam a saúde dos pacientes em vários aspectos e envolve especialidades como cardiologia, nefrologia, ginecologia e gastroenterologia e, por isso, o Metabolica RN visa intensificar atividades que promovam a integração entre as áreas.

A programação científica do evento foi separada em dois dias e contou com a palestras de profissionais de diversas áreas em simpósios, mesas-redondas e conferências.

Entre os temas, foram abordados os aspectos endocrinológicos da doença metabólica; hipertensão e gravidez; terapia metabólica; controle glicêmico o cuidado cardiorrenal do paciente; envelhecimento vascular; otimizando resultados pós-operatórios; e o Curso Avançado de Atendimento de Urgências Bariátricas (ABLS), destinado a médicos que atuam na urgência e emergência de hospitais.

O presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Boas, contribuiu com as discussões com a conferência “Cirurgia metabólica e seu papel atual no diabetes”. O vice-presidente da SBCBM, Dr. Fábio Viegas, também esteve presente e coordenou a mesa-redonda “Cirurgia bariátrica e metabólica em situações especiais”.

Próximo MetabolicaRN

O MetabolicaRN vai entrar no calendário científico do Rio Grande do Norte. A próxima edição deve ocorrer em abril do próximo ano, com data a ser definida nos próximos meses.

----->
Kigurumi Brasil - Pijamas e Pantufas