1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Especialistas abordam a melhora...

Especialistas abordam a melhora da imagem corporal e autoestima no Barilive

Notícias

A melhora da imagem corporal após a cirurgia bariátrica e metabólica foi discutida no Barilive da última quinta-feira (31) pelos cirurgiões bariátricos Dr. Denis Pajecki, Dr. Felipe Vento e o educador físico Alexandre Gaducci.

Os especialistas responderam dúvidas comuns e questionamentos enviados pelos seguidores das páginas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica nas redes sociais.

Autoestima

Para o cirurgião Felipe Vento, um dos grandes ganhas da cirurgia bariátrica e metabólica é a felicidade. Porém, ele sempre deixa claro aos pacientes as diversas fases que eles passarão ao longo do pós-operatório, entre elas a perda de peso rápida, a euforia, a realidade e a busca por um corpo mais bonito.

“[A autoestima] É um conjunto de fatores, a saúde mental com a saúde física, que essa vai estar muito melhor. Um ano depois da cirurgia bariátrica, do ponto de vista metabólico, o paciente vai estar muito mais saudável, com mais mobilidade, com força muscular, dorme melhor, etc. Ele começa a ter uma nova relação psicológica com o que vê diante do espelho”, comenta Vento.

Os cirurgiões também reforçaram o papel dos especialistas em saúde mental, psicólogos e psiquiatras, no acompanhamento e tratamento do paciente no pós-operatório. Este tema foi abordado pelo Barilive da semana passada. Reveja aqui:

Exercícios físicos

Segundo Alexandre Gaducci, é fundamental que após a liberação médica os pacientes sejam orientados a praticar atividades físicas, principalmente exercícios de força. “A musculação não é o único meio. Existem diversos treinos de força para atingir o objetivo”, explica o especialista.

Entre os benefícios, a atividade física auxilia na manutenção e construção de massa magra.

“O paciente precisa ser orientado pela equipe a procurar um profissional da Educação Física que ajude neste processo de emagrecimento e minimizar a aparência de “envelhecido”. Sendo bem orientado, após a liberação médica, o paciente vai perceber os benefícios do exercício físico”, comenta Alexandre Gaducci.

Barilive

O Barilive é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica que reúne semanalmente profissionais de diversas especialidades para debater sobre temas relacionados ao tratamento da obesidade e a cirurgia bariátrica e metabólica. Reveja todas as edições em nosso canal do YouTube e em nosso Facebook.

VEJA TAMBÉM