Especialistas reforçam a importância da certificação e acreditação da cirurgia bariátrica e metabólica - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Especialistas reforçam a importância...

Especialistas reforçam a importância da certificação e acreditação da cirurgia bariátrica e metabólica

Notícias

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica promoveu na noite desta terça-feira (25) um webinar sobre a Certificação em Cirurgia Bariátrica em toda a América Latina. O evento online contou com a participação de mais de 200 inscritos de países como o Brasil, Guatemala, Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia e Estados Unidos.

Durante o webinar, especialistas como Natan Zundel (EUA/Colômbia), Estuardo Behrens (Guatemala), Jaime Ponce (EUA) e Luiz Vicente Berti (Brasil) trouxeram dados ao debate sobre a importância da certificação de profissionais qualificados e acreditação de centros de excelência para a qualidade e padronização dos serviços e cuidado aos pacientes.

Exemplo internacional
A SBCBM lançou no ano passado o Programa de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica com o objetivo de elevar os padrões de qualidade dos serviços; reconhecer profissionais e hospitais qualificados; padronizar condutas que influenciarão positivamente no desfecho clínico, trazendo segurança e efetividade para os pacientes, ao tempo em que dá maior segurança jurídica para o profissional que foi auditado e certificado pela especialidade, podendo, com isso, trazer redução de custos para o sistema de saúde e uma melhor perspectiva de remuneração para aqueles que demonstrem sua efetiva qualidade através da certificação.

“Com os dados que serão coletados iremos melhorar o conhecimento sobre o perfil dos pacientes operados no país e direcionar políticas e estratégias voltadas para isso”, diz o presidente da SBCBM, Dr. Marcos Leão Vilas Boas.

O programa iniciou os processos há cerca de 3 meses e já conta com aproximadamente 400 profissionais da saúde e hospitais cadastrados. A experiência brasileira foi considerada um sucesso pela divisão latino-americana da federação internacional de cirurgia bariátrica e metabólica, a International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO), e será aplicada em breve pelas Sociedades representativas de cada país do bloco.

Segundo o diretor da SBCBM, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa também irá influenciar positivamente na escolha do paciente. “Podemos mostrar mais uma vez que a cirurgia bariátrica e metabólica não só traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida daqueles pacientes, mas também, principalmente, que o procedimento diminui os custos do sistema de saúde [público e suplementar]”, explica.

Palestras
Em sua apresentação, Jaime Ponce explicou a importância do levantamento de dados da American Society for Metabolic and the Bariatric Surgery (ASMBS) para comprovar a eficácia e segurança da cirurgia bariátrica no tratamento da obesidade junto à fontes pagadoras, como o Medicare, sistema de seguros de saúde gerido pelo governo dos Estados Unidos.

Esse projeto se deu através da criação, em 2012, de um sistema próprio de certificação e acreditação batizado de Metabolic and Bariatric Surgery Accreditation and Quality Improvement Program (MBSAQIP) junto do American College of Surgeons (ACS), semelhante ao que está em desenvolvimento no Brasil. “O objetivo era ver se o centro tinha a estrutura e o processo adequado e também se apresentava resultados satisfatórios. Se não tivesse os resultados esperados, criar um processo para melhorar a qualidade neste centro. O que a gente buscava era melhorar a qualidade destes centros”, explica Ponce.

Entre os dados avaliados pelo sistema americano de certificação e acreditação está a perda de peso, melhora das comorbidades a longo prazo, índices de complicações e acompanhamento dos pacientes operados. “É importante que se tenha uma base de dados com pontos bem definidos”, finaliza o cirurgião.

Assista ao webinar na íntegra:

COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO DA SBCBM?

O processo de Certificação e Acreditação da SBCBM será realizado pela World Medical Accreditation (WMA), sob coordenação da SBCBM, e será responsável pelo armazenamento e análise do banco de dados dos profissionais médicos e hospitais. Tudo dentro de todo o sigilo e confidencialidade exigidos pelo ordenamento jurídico.

Na avaliação de Berti, a medicina em todo o mundo caminha buscando a performance, o melhor resultado e o menor custo. A certificação e acreditação brasileira busca isso através da melhora dos processos internos, desde a entrada do paciente no consultório, o intraoperatório e o acompanhamento do paciente após a cirurgia.

“A performance requer qualidade. A qualidade requer certificação e acreditação. Este processo trará segurança para os pacientes, que passarão a entender que ali ele terá médicos e hospitais preparados e o acolhimento adequado para o sucesso do tratamento”, comenta Berti

> Certificação e Acreditação SBCBM – Como participar?

Para buscar a certificação, basta acessar o site https://www.worldmedicalaccreditation.com/Home/Participe e preencher o formulário de solicitação. Após esta etapa o médico ou instituição passará por processo de auditoria da WMA para posteriormente obter a chancela da Sociedade e receber o certificado.

SBCBM CERTIFICA 2020

A SBCBM promoverá no dia 18 de setembro uma cerimônia de entrega de entrega dos diplomas de Certificação e Acreditação para profissionais e hospitais que iniciaram seus processos até 15 de agosto.

DÚVIDAS FREQUENTES

Como iniciar o processo de Certificação ou Acreditação?
O processo começa com o cadastro do candidato à Certificação ou Acreditação. Após essa etapa o sistema enviará uma mensagem de texto para o celular cadastrado confirmando a inscrição e um e-mail dando orientações em relação a documentação necessária. Verifique o spam, caso não receba esse e-mail.

Qual a validade da minha Certificação/Acreditação?
12 meses da data da Certificação e/ou Acreditação

Posso certificar minha clínica/consultório?
Não. Os processos atuais são para certificação dos cirurgiões, profissionais da equipe multidisciplinar (Coesas) e Acreditação hospitalar.

O que será feito com as informações enviadas mensalmente para o banco de dados?
Todas as informações coletadas são sigilosas e são guardadas no Country Data Base da empresa WMA. Todo o material será enviado mensalmente para a SBCBM como dados brutos (sem identificação de paciente e cirurgião), que usará os mesmos processos estatísticos visando fortalecer a SBCBM e seus associados nas negociações junto de fontes pagadoras, em campanhas de mídia, como fonte de dados para artigos científicos, como base para direcionamento dos órgãos legisladores da saúde, etc.

O hospital pode fazer uma declaração única com todas as informações solicitadas no questionário?
Sim, desde que o documento seja anexado em todas as questões onde é solicitado a declaração do hospital. Sempre em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor clínico do hospital.

Possui material informativo da cirurgia bariátrica e metabólica – vídeo, brochuras ou realiza reunião informativa?
Cópia do material informativo ou declaração atestando que realiza reunião informativa, em papel timbrado, assinado e carimbado pelo diretor técnico do consultório.

Possui publicações sobre cirurgia bariátrica e metabólica em revistas indexadas?
Anexar arquivo da publicação científica.

Como devem ser feitas as declarações?
Todas em papel timbrado, assinadas e carimbadas pelo diretor técnico do hospital ou diretor técnico da clínica ou consultório.

Como devem ser os arquivos anexados?
Preferencialmente no formato PDF.

Como substituir os arquivos?
Basta clicar sobre o arquivo e substituir pelo novo documento.

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar