Estudo aponta que cirurgia bariátrica promove controle em longo prazo do diabetes tipo 2 - SBCBM

Blog

  1. Home
  2. /
  3. Eventos, Imprensa, Notícias, Pesquisas
  4. /
  5. Estudo aponta que cirurgia...

Estudo aponta que cirurgia bariátrica promove controle em longo prazo do diabetes tipo 2

Eventos / Imprensa / Notícias / Pesquisas

De acordo com o levantamento a cirurgia promoveu a remissão prolongada do diabetes em 50% dos casos e 80% dos pacientes mantiveram os níveis de glicose utilizando apenas um medicamento ou nenhum; assunto será um dos destaques do XVII Congresso da SBCBM que acontecerá entre 20 e 23 de outubro em Belém, no Pará

Cirurgia Bariátrica ajuda a controlar a diabetes tipo 2.

Cirurgia Bariátrica ajuda a controlar a diabetes tipo 2.

A revista médica inglesa The Lancet publicou uma pesquisa revelando que a cirurgia bariátrica é o procedimento mais eficaz no controle em longo prazo do diabete tipo 2. Pesquisadores do King’s College London e da Universidade Católica de Roma compararam resultados da cirurgia bariátrica com os de tratamentos tradicionais e identificaram que a cirurgia foi responsável pela remissão prolongada, por pelo menos cinco anos, de metade dos pacientes de diabetes do tipo 2. Os pesquisadores descobriram que nenhum dos 60 voluntários teve êxito apenas com dietas e medicamentos.

De acordo com o estudo a cirurgia promoveu a remissão prolongada do diabetes em 50% dos casos, conferindo níveis normais de glicose no sangue, por cinco anos. E 80% dos pacientes mantiveram os níveis utilizando apenas um medicamento ou nenhum. Outra informação relevante do estudo é que pacientes operados também mostraram menor tendência para desenvolver problemas cardíacos.

A aprovação da cirurgia metabólica para tratamento do diabetes tipo 2 será um dos destaques da programação da 17ª edição do Congresso da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), que reunirá cirurgiões de todas as regiões do país e diversos convidados internacionais na cidade de Belém do Pará entre os dias 20 e 23 de outubro. Paralelo ao XVII Congresso acontecerá também o evento da IFSO LAC – Congresso Latinoamericano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

“Nosso Congresso apresentará vários temas de interesse dos endocrinologistas, cirurgiões e todos os profissionais ligados à equipe multidisciplinar sendo a cirurgia metabólica, indicada para o tratamento de casos de diabete, um dos principais destaques com especialistas nacionais e internacionais apresentando estudos e o que há de mais novo no cenário mundial sobre o assunto”, comenta Dr. Josemberg Campos, Presidente da SBCBM.

A programação completa com todos os assuntos que serão abordados nos simpósios, módulos e palestras está no site do XVII Congresso da SBCBM. (www.sbcbm2015.com.br).

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar