Estudo indica que Cirurgia Bariátrica pode reduzir vício em comida - SBCBM
  1. Home
  2. /
  3. Notícias, Pesquisas
  4. /
  5. Estudo indica que Cirurgia...

Estudo indica que Cirurgia Bariátrica pode reduzir vício em comida

Notícias / Pesquisas

313-BXSerá que a Cirurgia Bariátrica é capaz de reduzir o vício em comida? De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Obesity, sim.

 

Apesar de ser considerada uma forma eficaz de tratar a obesidade e de diminuir a vontade de comer, ainda não está claro se a cirurgia bariátrica também é capaz de combater o vício em comida de pacientes diagnosticados com o problema antes da cirurgia.

 

Por isso um time de cientistas do Center for Human Nutrition e Atikins Center of Excellence in Obesity Medicine, da Washington University School of Medicine, reuniu 44 pacientes obesos, antes e após a cirurgia, para investigar o assunto. Dos participantes, 25 fizeram bypass gástrico, 11 bandas gástricas e oito gastrectomias verticais.

 

O vício em comida foi identificado em 14 dos 44 integrantes do estudo, 32% do total. Após a realização da cirurgia bariátrica, houve remissão do problema em 13 deles, ou 92% de quem foi diagnosticado com a doença. A média dos sintomas também foi reduzida em todos os pacientes.

 

A cirurgia bariátrica diminuiu o desejo por comida entre os diagnosticados com o vício e os que não tinham a doença. A redução foi maior nos que tinham a compulsão: após o procedimento a freqüência do anseio por comida diminuiu. Todos os tipos de alimentos foram afetados pela cirurgia, especialmente comidas ricas em amido.

 

“Os resultados demonstram que a perda de peso pode induzir a remissão do vício em comida, mesmo que os pacientes ainda sejam obesos. Os dados sugerem que o vício não causa a obesidade, mas é um fator de risco para ela. Estudos adicionais são necessários para determinar os mecanismos responsáveis pelo vício em comida e também se a presença desta compulsão influencia a eficácia da perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica”, escreveram os autores.

 

Fonte: Bariatric News

 

Crédito da foto: ashley rose, via Compfight cc

 

 

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar