Estudo mostra influência positiva das bactérias intestinais no metabolismo pós- cirurgia bariátrica - SBCBM

notícias

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Estudo mostra influência positiva...

Estudo mostra influência positiva das bactérias intestinais no metabolismo pós- cirurgia bariátrica

Notícias

IMG_3748Qual o papel e a importância das bactérias no corpo humano? Relacionadas historicamente com a ocorrência de doenças, estudos recentes ao longo da última década mostram que as bactérias têm importantes funções no metabolismo humano e podem até interferir em aspectos fisiológicos como gasto energético e controle de glicose. Estas foram algumas das revelações feitas pelo dr. Alexandre Miras, professor Clínico em Medicina Metabólica no Imperial College de Londres, durante o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizada em Florianópolis (SC) pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e que encerra no sábado, dia 7 de outubro.

 

“O que vem à cabeça sobre bactérias é que elas causam doenças, embora elas convivam junto conosco. Mas descobertas recentes nos últimos 10 anos mostram que elas podem ser amigáveis e desempenham um papel importante especialmente com relação ao gasto energético e a captação de energia dos alimentos, além do controle de glicose”, destacou o dr. Miras. A novidade em relação à cirurgia bariátrica é que o procedimento altera as bactérias intestinais e isso causa impacto fisiológico no paciente. “Quando você tira bactérias de um paciente que passou por bypass bariátrico e transfere para um outro corpo, humano ou animal, notamos uma perda de peso, um melhor controle de glicose e também maior queima de energia. O reverso também acontece, como explica o doutor: se transferir bactérias de uma pessoa obesa para outro paciente mais saudável, pode haver ganho de peso e alterações no metabolismo.
No Congresso Brasileiro, ele também palestrou sobre as novas descobertas a respeito da reação e da função dos ácidos biliares no pós-operatório: “o que não se sabia era que a cirurgia de bypass aumenta muito o nível desses ácidos no sangue, o que aumenta sua influência sobre as mensagens que envia ao corpo sobre controle de apetite, controle de fome e energia consumida. Muitas vezes isso ocorre logo depois do procedimento, mas ainda não sabemos se isso gera um efeito de longo prazo. O que conhecemos até o momento é que isso ainda ocorre de um a dois anos após a cirurgia”” explica. Especialista em Diabetes e Endocrinologia, o dr. Miras desenvolveu diversas pesquisas sobre os efeitos da cirurgia bariátrica em recompensas alimentares usando neuroimagem funcional e metodologias comportamentais.
Aspectos genéticos na obesidade
O endocrinologista Bruno Halpern destacou aspectos referentes aos efeitos das cirurgias bariátricas na herança genética. “Se uma mãe é obesa e seus filhos começam a ter outros filhos obesos, isso pode se manter num ciclo vicioso eterno. Sugerir as mães que emagreçam antes de engravidar é algo benéfico para as próximas gerações”

Especificamente com relação à cirurgia bariátrica, estudos mostraram que há mudanças em alguns genes específicos após o procedimento. Mas é preciso tomar cuidado com outros fatores negativos que possam estar relacionados, como restrição de crescimento intrauterino.

“A perda de peso pré-concepcional é uma estratégia para redução flutuacional de obesidade na próxima geração. Com relação à cirurgia bariátrica as alterações podem ser favoráveis com relação à redução do peso, mas podem ser desfavoráveis dependendo de uma restrição de crescimento ou deficiência de vitaminas. Precisamos de resultados de longo prazo – como esperar uma geração inteira para aferir”, ressalta o dr. Bruno Halpern.

Por : Fabricio Umpierre Rodrigues

PARCEIROS PLATINUM

Parceiros Diamante

Parceiros Prata

Parceiros Bronze

SITES PARCEIROS

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM | CNPJ 03.368.858/0001-00
Rua Maestro Cardim, 560 - cj. 165 - CEP 01323-001 | São Paulo SP
Whatsapp: 11 3284-6951 | sbcbm@sbcbm.org.br
Atendimento de segunda à sexta-feira em horário comercial

Mapa do site

Acessar